Para um milhão de pessoas curadas de câncer, o direito ao esquecimento oncológico está a caminho

O “direito ao esquecimento” para ex-pacientes italianos com câncer está prestes a chegar. Il Sole 24 Ore fala sobre isso hoje. A disposição, que afetaria cerca de um milhão de pessoas, pede o fechamento de informações e cláusulas na estipulação de apólices, empréstimos, hipotecas e adoções para quem iniciou terapias há 10 anos. A partir da próxima quinta-feira, a apreciação de quatro projetos de lei será retomada na Comissão de Assuntos Sociais da Câmara com o apoio da maioria e da oposição. O objetivo político é chegar a um texto único, aprovado pelas duas câmaras do Parlamento, até o final do verão. “É uma questão central da ação política da Comissão – confirma o Presidente de Assuntos Sociais da Câmara Ugo Cappellacci (Forza Italia) – como também demonstra a colaboração com o Ministro Schillaci no nível oncológico. Estou convencido de que as forças políticas conseguirão um encontro significativo de suas respectivas vontades”.

Como funciona em outros países

A França é o primeiro país a estabelecer o direito ao esquecimento para aqueles que lutaram contra o câncer. Decorridos dez do fim das terapêuticas, cinco para quem contraiu a doença antes da maioridade, existe o direito à confidencialidade face a seguradoras e instituições de crédito. Depois da França, medidas semelhantes foram adotadas na Bélgica, Luxemburgo, Holanda, Portugal e, mais recentemente, na Espanha. Este último ainda não deliberou, mas o primeiro-ministro Sanchez prometeu uma lei até o final do verão.

O que os quatro projetos de lei sobre oncologia do direito ao esquecimento fornecem

Existem atualmente quatro projetos de lei apresentados: dois pela maioria (primeiro assinados por Patrizia Marrocco do Forza Italia e Fdi) e dois pela oposição (Maria Elena Boschi do Iv e Marco Furfaro do Partido Democrático). têm medidas muito semelhantes e todas prevêem o direito ao esquecimento a partir de 10 anos após o término das terapias (5 anos para quem foi diagnosticado como menor de idade ou antes dos 21 anos). Além disso, dois dos projetos de lei prevêem a criação de um Fiscal, um Fiador ou uma Consulta para “tratamento igualitário das pessoas com patologias oncológicas”.

Foto de capa: Markus Spike sobre Unsplash

Saiba mais sobre o Open