Parada na endotermia a partir de 2035, ministro Giorgetti pede mais tempo

Em Itália voltamos a falar da proposta da Comissão Europeia de parar a venda de carros endotérmicos a partir de 2035, que nas últimas semanas recebeu luz verde do Parlamento Europeu. Ontem foi remontado a mesa Automotiva fazer um balanço do caminho a seguir tendo em vista a reunião europeia sobre o ambiente de 28 de Junho. Entre os presentes estavam os ministros Giancarlo Giorgetti e o vice-ministro Gilberto Pichetto, também os ministros Roberto Cingolani (Mite), Daniele Franco (Mef), Enrico Giovannini (Mims) e Andrea Orlando (Lavoro).

Sindicatos e grandes empresas do setor também participaram do debate, que durou cerca de três horas.

Durante a reunião foram surgiram várias dúvidas sobre a proposta europeia. Dúvidas que não são só italianas.

A nível europeu, a frente de países que exigem uma transição mais gradual para o verde está a alargar-se. Também em outros países, como a Alemanha, as forças políticas estão discutindo o tema de forma pragmática, ouvindo também as demandas e necessidades do setor industrial.

Além disso, o Ministro Giorgetti reiterou mais uma vez a importância do apoio governamental à pesquisa em nome neutralidade tecnológica.

Objetivos que a Mise pretende atingir também através de contratos de desenvolvimento e acordos de inovação sem descurar todas as oportunidades oferecidas pelo PNR.

Para o ministro ele assume suas responsabilidadesacrescentando que cada vez mais países se perguntam se não há necessidade de repensar os tempos e os caminhos da transição ecológica.

Como Mise, fomos os primeiros, e lembro-me com orgulho de não ter assinado para a Cop 26 em Glasgow seguido pela Alemanha e agora outros também começam a se perguntar seriamente se não devemos repensar os tempos e os caminhos da transição ecológica que colocaram questões sociais e responsabilidade econômica com a sacrossanta batalha ambiental.

Em suma, para o ministro Giorgetti, devemos mudar de rumo e é fundamental nos comprometermos a administrar essa fase tão delicada da transição.

O instinto primário é pisar no acelerador. Todos aceleram, mas aqui vejo uma curva perigosa e uma estrada molhada. Os políticos devem saber equilibrar acelerador, freio e alavanca de câmbio. Eu sei que é muito menos emocionante saber frear e a arte da política é usar a alavanca de câmbio. Agradeço ao Ministro Cingolani porque ele está me dando uma mão em uma posição que expressamos como Mise na COP26 onde quebramos o muro de silêncio em nome da neutralidade tecnológica e não assinamos este documento porque se baseia em falsas premissas científicas . Há agora muito trabalho a fazer em uma fase muito delicada para gerenciar essa transição.

Por fim, o Ministro lembra ainda que foi estabelecido um fundo de 8,7 bilhões de euros em apoio ao setor automotivo italiano que ele representa”uma estrutura de recursos clara que opera em um horizonte de ação de vários anos para dar segurança aos operadores e a capacidade de planejar“.

Sobre esta questão, chegou também a notícia de que a Itália preparou uma proposta para tornar adiar o desligamento de motores endotérmicos de 2035 para 2040 e reduzir a redução de emissões de 100% para 90% para “economizar” motores endotérmicos. Documento também apoiado por Portugal, Bulgária, Eslováquia e Roménia.