Parlamento Europeu: de Sousa (Presidente de Portugal), “milhões de europeus e o mundo merecem uma Europa mais forte”

foto SIR/Marco Calvarese

(Estrasburgo) No Parlamento Europeu, em Estrasburgo, reunido em plenário até amanhã dia 11 de maio, Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente de Portugal, pronunciou esta manhã o seu discurso, precedido de uma saudação da Presidente Roberta Metsola, que lhe agradeceu a visão para o futuro – o olhar e a referência aos valores comunitários: “Estou convicto que Portugal estará sempre com a União Europeia”. O Presidente da República Portuguesa felicitou Metsola, sublinhando o quão representativa é a eleição de uma jovem numa Europa onde há lugar para todos e onde a abertura e a solidariedade tornam as pessoas mais livres, democráticas e realizadas, individualmente e em conjunto. “Portugal esteve, está e estará sempre na linha da frente na defesa da Europa e da União Europeia”, disse de Sousa recordando a sua anterior visita a 13 de abril de 2016 e como a situação mudou em 7 anos, mesmo que as questões europeias continuassem ser administrado no dia a dia sem uma visão de médio e longo prazo. Para o Presidente de Portugal, há 7 emergências a gerir, “a começar pela guerra na Ucrânia, que deve terminar com uma paz legal, justa e moral, com respeito pelo direito internacional e humano”. Daí o lembrete à União Europeia de que “deve desempenhar um papel maior na ordem internacional”, “caso contrário está condenada ao fim”, prevendo, entre outras coisas, o alargamento territorial nas melhores condições possíveis. canais institucionais, econômicos e sociais”.
“A recuperação económica europeia tem de ser acelerada”, acrescentou de Sousa, sublinhando a importância de não vacilar nas decisões a tomar, também no que diz respeito à política com outros continentes. “A União Europeia não pode congelar parcerias com África, América Latina, Ásia. O egoísmo nacional deve ser relegado para segundo plano, deixando um lugar preponderante para os valores”. No seu discurso também o convite a uma UE “pioneira” na educação, tecnologia digital, energia e outras questões “que a possa tornar numa potência mundial, atenta à mudança geracional para não esquecer os jovens”. “A Europa deve ser uma Europa que não aliena os jovens, que aumenta a participação juvenil, caso contrário, serão criados vazios preenchidos por populistas e movimentos anti-sistema.”
“Portugal e os portugueses e eu acreditamos nos princípios da Europa e queremos uma Europa mais forte que lidera, antecipa e não vacila”, acrescentou Marcelo Rebelo de Sousa que reafirmou a sua fé, com os portugueses, numa Europa de chefes de Estado chefes de estado e de governo ou partido, mas de homens e mulheres europeus. “É a Europa que queremos. Temos muito pouco tempo para antecipar o desafio. A Europa merece, milhões de europeus e o mundo merecem uma Europa mais forte. Como sempre, a Europa vai ganhar”.

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."