peixes exóticos nos mares italianos, incluindo a Sicília

O avistamento nos últimos dias nos mares sicilianos do “Caravela Portuguesa” alertou o Instituto Superior de Protecção e Investigação do Ambiente (Ispra) e o Instituto de Recursos Biológicos e Biotecnologia Marinha do Conselho Nacional de Investigação (Cnr-Irbim), que lançaram efectivamente o ‘Atenti a teses 4’ em referência à a presença em águas italianas, incluindo a Sicília, de espécies invasoras de peixes exóticos de origem tropical, provenientes do Canal de Suez: baiacu malhado, peixe-escorpião, peixe-coelho-preto e peixe-coelho-riscado.

peixe manchado – Relatado pela primeira vez na Itália em 2013, é caracterizado pela presença de manchas escuras no dorso cinza prateado. A espécie possui uma poderosa neurotoxina que a torna muito tóxica quando ingerida, mesmo depois de cozida. Ele também tem dentes poderosos com os quais pode infligir mordidas dolorosas.

Peixe escorpião – Relatado pela primeira vez na Itália em 2016 e é uma das espécies mais invasoras do mundo, também conhecida por ter colonizado grande parte das costas do Atlântico ocidental com impactos ecológicos impressionantes. A espécie é comestível, mas é preciso ter cuidado com os espinhos, pois podem causar picadas muito dolorosas mesmo 48 horas após a morte do animal.

Rabbitfish preto e Rabbitfish listrado – Relatado na Itália pela primeira vez em 2003 e 2015, respectivamente. Espécies herbívoras particularmente invasoras, ambas são comestíveis, mas é preciso ter cuidado com os espinhos. Estes podem causar mordidas dolorosas mesmo após a morte do animal.

Ispra e Cnr-Irbim convidam todos os pescadores, mergulhadores e quem tenha observado ou capturado alguma dessas espécies em águas italianas, a documentar com fotos ou vídeos e enviar sua observação via WhatsApp para o número de telefone +320 4365210 ou postar no grupo do Facebook Oddfish usando a hashtag #Atenti4.

O cuidado com estes 4! é patrocinado pelo Ministério das Políticas Agropecuárias, Alimentares e Florestais, Ministério da Transição Ecológica, Ministério da Saúde, Comando Geral das Autoridades Portuárias.

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."