Piazza Affari fechada (-1,2%). A diferença cai para 187 pontos

As palavras da presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, não foram suficientes para levantar os mercados continentais no final de um dia marcado pela volatilidade e incerteza sobre as perspetivas económicas globais. Por ocasião da reunião de Sintra, Lagarde disse que o instrumento para evitar a fragmentação da política monetária (o chamado escudo anti-spread) já vai ser discutido na próxima reunião da instituição central e esclareceu que os princípios serão aplicados às decisões sobre as taxas não só de “gradualidade”, mas também de “opcionalidade”. No entanto, ela não entrou em detalhes sobre os instrumentos de mesa de Frankfurt. A Piazza Affari fechou em queda de 1,2%, a 21.833 pontos. O melhor dos lugares europeus é Londres, logo abaixo do normal com -0,14%. Paris, em vez disso, marcou -0,90% e Frankfurt -1,70%.

Wall Street está em alta

Os índices de Wall Street estão em alta novamente, após um início cauteloso após garantias parciais, também em Sintra, pelo presidente do Federal Reserve, Jerome Powell. O chefe do Edifício Eccles garantiu que a economia americana conseguirá segurar o aperto monetário, mas não garantiu um “aterrissagem suave” na tentativa de conter a inflação. Em outros lugares, na frente de dados macro, o PIB do primeiro trimestre dos EUA foi revisado para baixo na leitura final de -1,5% para -1,6%, decepcionando o consenso dos economistas que aguardavam a confirmação dos dados preliminares. Após as primeiras duas horas de negociação, o Dow Jones subiu 0,35%, enquanto o &P 500 e o Nasdaq estão um pouco acima da paridade.

Títulos, rendimentos mais baixos

Nos títulos, houve um declínio acentuado nos rendimentos tanto na Europa quanto nos Estados Unidos. Na Alemanha, os dados do lander Renânia-Vestefália, que surpreendentemente mostraram uma queda da inflação, aumentaram as esperanças de um caminho menos decisivo para a normalização da política monetária na União. O Bund de dez anos caiu para 1,51%, enquanto o BTP italiano de dez anos está pagando 3,38%. Spread ainda baixo para 187 pontos base. Nos Estados Unidos, o Tesouro de 10 anos rende 3,10%.

óleo de rosas

O petróleo subiu após a divulgação dos estoques semanais dos EUA, que caíram pela segunda semana consecutiva e mais do que o esperado. O consenso era de uma queda de 0,9 milhão de barris, um dos 2,7 milhões chegando a um estoque total de 415,6 milhões de unidades. O WTI é negociado a US$ 111 o barril, o Brent a US$ 114. Forte crescimento do gás europeu (+7,6%) a 139 euros por megawatt-hora no Ttf em Amesterdão. O ouro caiu ligeiramente (-0,17%) para 1.817 dólares a onça. O Bitcoin, que caiu abaixo de US$ 20.000 pela manhã, agora está sendo negociado logo acima do limite de US$ 20.045. (Todos os direitos reservados)