Políticas de juventude: jovens de 5 países europeus visitam o Paço Ducal.

Nos últimos dias, o presidente da Câmara Municipal, Maurilio Murru, e a vereadora de Cultura, Políticas Educativas e Igualdade de Oportunidades, Laura Useri, receberam na cidade os jovens envolvidos no intercâmbio juvenil do projeto “Digital GenerAction”.

Durante uma semana nos espaços da Piazza Santa Caterina, os protagonistas do intercâmbio estarão envolvidos em uma série de atividades de educação não formal com trabalho individual e em grupo, brainstorming, reflexão pessoal e em grupo, que os levarão a discutir questões de saúde mental , os riscos associados à dimensão online e ao uso consciente das ferramentas digitais.

O intercâmbio juvenil, recorda a autarquia, envolve 30 raparigas e rapazes (6 jovens de cada estado), com idades compreendidas entre os 16 e os 20 anos, provenientes de Espanha, Portugal, Roménia, Grécia e Itália. O projeto “Digital GenerAction”, cofinanciado com fundos Erasmus+.

Os objetivos da mobilidade, acrescentam os promotores, visam “proporcionar uma compreensão e conhecimento mais aprofundados do impacto da pandemia nos comportamentos e hábitos online dos jovens, aumentar as competências dos jovens na utilização consciente das ferramentas digitais, aumentar a análise das fenômenos de assédio, discurso de ódio, notícias falsas e seu impacto na saúde mental, atuando para sua prevenção; criar um espaço seguro onde os jovens possam colaborar, trocar opiniões e dialogar sobre questões de saúde mental e a dimensão digital”.

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."