Pompeia vista de cima: aqui está a primeira passarela na ínsula dos amantes de Casti

Duzentos metros de passarela aérea e anti-sísmica para admirar de cima os tesouros da domus pompeiana dos amantes de Casti e dos pintores em ação. Também interessam ao corredor as lojas que estas domus justapuseram na Insula, conhecidas como Casti Lovers pela imagem de uma cena de amor modesto: um beijo casto, entre convidados masculinos e femininos durante um banquete A. O caminho será construído em dois anos de trabalho, em um projeto que o Parque Arqueológico de Pompeia está lançando nestes dias. Globalmente, a intervenção, que inclui também a segurança das fachadas, custará cerca de cinco milhões de euros. A passarela será toda de aço e terá mais de dois metros de largura. Esta última coisa permitirá a visão do canteiro de obras mesmo para quem tem problemas de locomoção. Além disso. Para chegar ao passadiço, que ficará posicionado a cerca de cinco metros de altura, será construído um elevador que permitirá às pessoas com deficiência o acesso ao percurso de visita. “Intervenção – ele observa Gabriel ZuchtriegelDiretor do Parque Arqueológico – começou com o planejamento para o financiamento do projeto Grande Pompéia, e representa um dos locais mais importantes para a proteção, restauração e valorização do nosso Parque Arqueológico”.

“Ao mesmo tempo que a passarela – ele especifica Vicente Calvanese, engenheiro responsável pelo projeto – também vamos criar um novo telhado para as duas domus”. A cobertura será em estrutura metálica, muito leve e com impacto mínimo tanto nos vestígios arqueológicos como no percurso de visita. E no interior da cobertura está inserido o vidro fotovoltaico, que permitirá a recolha e produção de eletricidade tanto para o passeio como para a vista da escavação de cima. Um meio, o visto de cima, que se por um lado dará ao turista uma perspetiva global muito particular dos vestígios arqueológicos, por outro permitirá reduzir, pelo menos em parte, o impacto que a visita normal provoca pisos e pinturas. De fato, se um piso moderno, pisoteado centenas de milhares de vezes por ano, se desgasta exponencialmente em uma década, imagine que ofensas o piso de mosaico da domus Casti Amanti pode sofrer quando é possível visitá-lo pelo caminho normal. O mesmo vale para as pinturas: a respiração dos visitantes que, tentando admirar mais de perto as cenas e os personagens da pintura, tocam quase com a ponta do nariz as preciosas e frágeis decorações, põe em risco a sobrevivência das mesmas. O dióxido de carbono emitido durante a respiração reage com revestimentos e cores, degradando-os rapidamente, às vezes até desaparecerem. Obviamente, parte da responsabilidade pela destruição dos afrescos também deve ser atribuída às variações climáticas sazonais e à poluição do ar. Dunque, l’idea della passerella com visita dall’alto potrebbe risultare un elemento a considerare, una volta che se neossero verificati i risultati sul mediolungo ends e question positiro positivi, per la salvaguardia di altre e importante realtà archeologiche dello stesso site e non only .

Todo o projeto, incluindo a retomada do forno e dos moinhos dos Amantes de Casti e o teto da Casa dos Pintores em funcionamento, deve durar quatro anos. A restauração do teto do Grande Salão dos Pintores, bombardeado e reduzido a pedaços durante a Segunda Guerra Mundial, será feito com o projeto RePair: um robô listará e coletará todos os fragmentos da decoração. Os sócios da empresa, coordenada pela Universidade Ca’ Foscari de Veneza, são o Ministério da Cultura italiano, a Universidade Ben Gurion de Israel, o Instituto Italiano de Tecnologia, a Associação do Instituto Superior Técnico Para a Investigação e Desenvolvimento de Portugal e a Rheinische Friedrich Wilhelms Universitat em Bonn, Alemanha.

Elite Boss