Psicólogo na escola: do regime francês nascido em 1946 ao bem-estar dos alunos do sistema português | Como funciona noutros países da UE

O psicólogo da educação nacional Em FrançaO schulpsicólogo Em Alemanha ou o psicólogos escolares Em Portugal. a figura de psicólogos escolares já existe há anos todos os países europeusexceto em Itália, onde a discussão está paralisada há anos. Embora cada estado tenha seu próprio modelo de organização no que diz respeito ao sistema de ensino e à formação profissional, as diversas legislações nacionais sobre o psicólogo escolar coincidem no objetivo geral: garantir a direito à saúde mental Desde jovem idade. As políticas locais podem planejar o serviço de maneira diferente, mas a vontade permanece flanco alunos agora mais crítico de seu crescimento individual. Ao afiar, eu inconveniência e a sociedade pede para eles fazerem escolhas importante.

França – Em Françaele psicólogo da educação nacional (PsyEN) tem uma história antiga. Imaginado como um volante para o democratização do sistema educacional, a psicologia escolar já estava presente no plano de reforma educacional idealizado pelos dois intelectuais Paulo Langevin E henrique ValôniaNo 1946. O “plano Langevin-Wallon” servirá de modelo para as leis posteriores que, a partir da década de 1960, regularão a figura profissional do psicólogo escolar. A partir de agora, os PsyENs são empregados diretamente pelo ministério Educação. Eles apoiam estudantes, pais E funcionários escola sempre que necessário, através de avaliações e aconselhamento, tanto individual como bandae colaborar com os professores para apoiar o aprendizado e o bem-estar dos alunos. Além disso, desempenham um papel importante naorientação SCOLAR E profissional jovens, apoiando-os no seu processo de integração na sociedade.

Alemanha – A organização de schulpsicólogo alemãesintroduzido de forma mais estruturada a partir anos 70 e 80, é diferente consoante o Land em que operam. Na verdade, nem todos os estados federais exigem a prestação de serviços de psicologia escolar. Isso apesar do fato de que, ao longo dos anos, muitas campanhas políticas e cívicas exigiram que ela fosse definida como um regulamento Para nível nacional. Principalmente depois que eu massacres aconteceu nas escolas ErfurtDe emsdette e de ganhador entre 2002 e 2009, onde a doença mental de três estudantes explodiu atos violentos que causou a morte de dezenas de pessoas. Em alguns estados, como Baden-Württemberg, O Sarre ou o bavieraa ajuda é fornecida pelos serviços psicológicos da escola municipal. Em outros, como no Renânia do Norte-VestfáliaOs psicólogos estaduais, estaduais e municipais mais populosos da Alemanha trabalham lado a lado em instituições de grandes cidades, como as de Colônia, Düsseldorf Ou Munster.

Portugal – “E impossível pensando na escola sem psicólogosnão há sistema educativo que funcione bem sem estes profissionais”, disse o ministro da Educação português, João Costa, convidado para a sessão de abertura do último Congresso da Ordem Nacional dos Psicólogos. A introdução de psicólogos escolares no sistema escolar português remonta a meados do século XVIII 80 anos. A classe política do país tem o mérito de ter reconhecido a necessidade de promover bem-estar alunos e seu sucesso acadêmico e pessoal, inclusive por meio de apoio psicológico. Alguns anos depois, com uma lei de 1991eu nasci Serviços de psicologia e orientação (Spo), unidades especializadas no apoio educativo, integradas na rede escolar. A sua intervenção centra-se numa perspectiva sistêmica que visa o bem-estar socioemocional dos jovens, envolvendo também o família e a comunidade educativa. Para dar o suporte psicopedagógico necessário, os Spos investem maciçamente em prevençãodestacando campanhas promocionais educação em saúde mental. Além disso, como todos os seus colegas em toda a Europa, o psicólogos escolares apoiar os alunos na sua orientação académica e profissional.

Em Itáliaa agressão sofrida pelo professor do Instituto Alessandrini de ter gordurana região de Milão, destacou novamente o problema da falta De apoio psicológico nas escolas. Para o Ministro da Educação e do Mérito, Joseph Valditarachegou a hora de refletir sobre regulamento de uma figura profissional específica, que pode trabalhar nos institutos. Nesse ínterim, porém, eu fundos destinado ao atendimento psicológico em escolas eles não foram renovados e na Itália ainda falta uma lei que introduz o psicólogo no sistema escolar de forma estrutural. A atraso o que aumenta ainda mais a diferença com o resto do continente.

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."