Quem é Guido Crosetto na candidatura ao Ministério do Desenvolvimento Econômico – Corriere.it

O começo na DC

Embora seja uma das vozes mais ouvidas por Giorgia Meloni – a foto dele surpreendentemente segurando-a em um palco em Roma anos atrás se tornou um símbolo de parceria – ela tem uma história política muito diferente da do líder e da maioria dos seus companheiros de partido. Criado em DC, foi secretário regional do movimento juvenil e gerente nacional de treinamento. Em 1988, foi assessor econômico do então primeiro-ministro Giovanni Goria. Prefeito de Marene, na província de Cuneo, de 1990 a 2004 como independente, depois vereador provincial de Cuneo, de 1999 a 2009, ocupando o cargo de líder de grupo do Forza Italia. Nas políticas de 2001, 2006 e 2008 foi eleito para a Câmara primeiro com o Forza Italia e depois com o Povo da Liberdade.

O nascimento do FDI

Crosetto foi Subsecretário de Defesa no governo Berlusconi IV, de 2008 a 2011. Nesse período assumiu posições muito críticas em relação ao Ministro da Economia Giulio Tremonti e também a certas regras europeias. Não compartilhando da escolha do PDL de apoiar o governo Monti em 2011, votou contra a maioria das disposições deste executivo. A divisão com Forza Italia o leva a fundar com os ex-ministros da Aliança Nacional, Giorgia Meloni e Ignazio La Russa, atual presidente do Senado, o novo movimento político de direita Irmãos da Itália. A mudança de túnica parece não lhe trazer sorte à primeira vista: não é eleito nas eleições de 2013 porque o partido não passa da fasquia e nem nas eleições europeias dois anos depois. Em vez disso, ele foi reeleito nas eleições de 2018, mas depois de um ano decidiu deixar a política para se concentrar no empreendedorismo.

Diretor-assessor

O ex-democrata cristão de Cuneo, de 59 anos, nascido em uma família de industriais piemonteses que produzem máquinas agrícolas, é considerado a alma moderada de Fratelli d’Italia, Meloni confia muito nele, que muitas vezes também atua como “diretor” como um hábil tecelão de relações: fala aos industriais, conhece bem o mundo sindical, sabe dialogar com os adversáriosa. Que ele também é apreciado por colegas de outras forças políticas é confirmado por esses 114 votos, obtidos em janeiro de 2022 no terceiro turno para a escolha do Presidente da República, bem mais numerosos que os dos grandes eleitores de seu partido. Quando ainda estava no Parlamento, o fato de no site oficial da Câmara dos Deputados constar “licenciado em economia e comércio”, apesar de nunca ter concluído o curso, gerou polêmica. Falando do episódio, em entrevista ao Corriere della Seraele diz: “Reconheço que ele talvez tolamente deixou saber que era um graduado …”. Após as eleições de setembro, disse: “Não me apresentei como candidato e não pretendo voltar atrás na minha decisão”, mas sabemos que na política não há quase nada definido. O dia da eleição de La Russa como presidente do Senado Passeou pelos corredores do Transatlântico, na “merda”, como lhe chamavam jocosamente no bar, ou como futuro ministro? É muito cedo para dizer.

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."