Ravenna, delegação brasileira visitando Mandriole em memória de Anita Garibaldi

O vice-prefeito Eugenio Fusignani reuniu-se ontem, 19 de fevereiro, com uma delegação brasileira que está na Itália por ocasião do XIV Workshop Internacional do Laboratório Ítalo-Brasileiro de Pesquisa, Capacitação e Práticas em Saúde Coletiva promovido pela Região Emilia-Romagna e pela articulação da Rede.

No programa que caracteriza esta décima quarta edição do workshop, que terminará no dia 24 de fevereiro, visitas aos lugares que melhor representam um forte vínculo na história dos dois territórios: a região da Emilia-Romagna e a do Brasil, especialmente o sul do Brasil ( sul do estado do Rio Grande). Os dois territórios são unidos pela figura de Anita Garibaldi, nascida no Brasil na cidade de Lagune e falecida em Mandriole. O vice-prefeito acompanhou então a comitiva brasileira, incluindo a vice-ministra do ensino fundamental, Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt e Alcindo Antonio Ferla, coordenador geral da associação Rede unida, ao Mandriole onde fica a casa onde está falecida Anita Garibaldi.

“Era – disse o vice-prefeito Eugenio Fusignani – uma visita de trocas e conhecimentos que teve também um momento de emoção quando a comitiva entrou na sala onde Anita faleceu. Não apenas a jornada de vida de Anita foi lembrada, mas também como a coragem e determinação para seus sonhos nunca devem acabar. Uma coragem que a Fundação Ravenna Risorgimento quis destacar ao promover o espetáculo teatral “Esperando: Anita Garibaldi, morte e vida de uma rainha”, também traduzido para o português e também encenado no Brasil. Uma visita que atesta o interesse em não esquecer as suas raízes e a história que une os dois territórios numa relação que – conclui Fusignani – se tornará cada vez mais forte em nome de Anita e Giuseppe Garibaldi”.

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."