Recorde de calor, em Espanha 510 mortos em 7 dias. Sanchez: “As mudanças climáticas matam”. Na França, o Gironde está queimando

A onda de calor que atinge a Espanha há dias já matou 510 pessoas. O número é divulgado pela agência de notícias Efe com base em dados do Instituto de Saúde Carlos III. Os dados, acrescenta a mesma fonte, referem-se ao período de 10 a 16 de julho. Entre as mortes registradas, 442 dizem respeito a pessoas com mais de 75 anos. Madrid tem cerca de 20 fogos que ainda não estão sob controle em diferentes partes do país, do sul ao Galiza, no extremo noroeste. Aqui, as chamas destruíram cerca de 4.500 hectares de terra. O último vítimas os incêndios são um bombeiromorreu na noite de domingo de queimaduras ao tentar apagar as chamas na Província de Zamore no noroeste do país, e uma criador de ovelhas encontrado morto na mesma área montanhosa.

“O das Alterações Climáticas mata”, disse o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchezdurante uma visita à região deExtremadura, onde os bombeiros estão lutando contra três grandes incêndios. “Isso mata pessoasisso mata o nosso ecossistemas e biodiversidade”, enfatizou, vinculando a situação na Espanha às mudanças climáticas. A onda de calor do país deve diminuir na terça-feira, mas a pausa será breve, já que as temperaturas subirão novamente na quarta-feira, principalmente na região seca da Extremadura ocidental. Registre calor e alerta máximo para incêndios mesmo em Portugalonde eles tocaram 47 graus centígrados, um recorde para o mês de julho. No país lusitano, os incêndios já mataram duas pessoas, feriram cerca de 60 e destruíram entre 12.000 e 15.000 hectares de terra.

Também a região francesa de Gironda está sob a influência de dois enormes incêndios florestais que até agora queimaram mais de 14 mil hectares vegetação, atingindo também o Costa atlânticae forçado aevacuação da casa deles mais de 5 mil pessoas. A da França, atualmente, continua sendo a situação mais grave, com as autoridades parisienses engajadas em duas frentes.

Cerca de 4.200 hectares viraram fumaça em teste de Buch, perto do Bassin d’Arcachon: a situação piorou rapidamente quando o fogo atravessou a estrada departamental 218 ao longo da costa na noite de domingo. Nas redes sociais, fotos e vídeos, tirados do mar, mostram atesta enorme da estaca, com várias dezenas de metros de altura, que devora as praias de Lagoa e de Sujoalguns quilômetros ao sul da Duna de Pilat. A partir de segunda-feira de manhã, “o navegação também é proibido na parte ocidental do lago Cazaux-Sanguinet ”, explica a prefeitura. No segundo incêndio um Landirasno interior, as chamas queimaram 9.800 hectares.

O incêndio de La Teste-de-Buch também tornou necessário organizar a evacuação de mais de mil animais do jardim zoológico do Baía de Arcachon: “As operações de transporte começaram”, declarou o diretor da Associação Francesa de Parques Zoológicos, Cecile Erny, citado pela France Presse. Na costa atlântica da França, o calor não deixa trégua e um novo recorde foi quebrado na segunda-feira Brestuma grande cidade portuária Bretanha, no noroeste da França, com 35,8 graus. Quinze departamentos estão alerta vermelho ‘onda de calor’ – a expressão francesa para definir episódios de calor escaldante – e leituras de temperatura em diferentes locais. Dentro Floresta Landesna região sudoeste da Aquitânia, as temperaturas seriam mais altas do que 42 graussegundo o meteorologista Olivier Proust.

O calor recorde também tem consequências no setor de transportes. o ferrovias da bélgica (Sncb) anunciou nesta terça-feira a retirada de 34 trens. No setor ferroviário, explicou o Sncb, as ondas de calor podem causar avarias técnicas tanto no material circulante como na infraestrutura de rede. Nas encostas, a temperatura pode ser até vinte graus superior à temperatura ambiente, o que pode expansão de metal. Mas as medidas postas em prática para as próximas horas são diferentes. A Federação Nacional de Açougueiros, Açougueiros e Restauradores da Bélgica convidou seus membros a permanecerem fechados por mais tempo às segundas e terças-feiras à tarde. Enquanto os muitos restaurantes que anunciaram permanecerão abertos na segunda e terça-feira, seus menus mudarão. Concretamente, os pratos serão servidos sem fritas por causa do calor causado pelas fritadeiras na cozinha. Museus estaduais gratuitos para maiores de 65 anos para dar aos idosos a chance de poder se abrigar da onda de calor que atingiu o país. “A principal missão de nossos principais museus é, obviamente, promover uma coleção. Mas são também instituições abertas à sociedade e ao serviço da população”, explicou o executivo belga.

Os incêndios e as ondas de calor que devastam grandes áreas do planeta mostram que a humanidade está enfrentando um “Suicídio coletivo”alertou o secretário-geral da ONU António Guterres Tirado de Guardião, enquanto os governos de todo o mundo lutam para proteger as pessoas dos efeitos do calor extremo. Guterres disse a ministros de 40 países reunidos para discutir a crise climatica“Metade da humanidade está em perigo, por causa inundaçõesSeca, tempestades extremas e incêndios. Nenhuma nação está imune. No entanto, continuamos a alimentar nossa dependência de combustíveis fósseis”. E acrescentou: “Temos uma escolha. Ação coletiva ou suicídio coletivo. Está em nossas mãos”.