Relatório AGENAS sobre a redução de médicos de família, SMI: “Este é provavelmente o ponto sensível da saúde italiana”

Roma, 10 de maio de 2023 – “Há algum tempo que o apoiamos: sem pessoal médico na área, nosso Serviço Nacional de Saúde (SSN) terá dificuldade em garantir a capilaridade dos tratamentos que há anos nos orgulha e que hoje ” hoje, apesar dos investimentos do PNRR, corre o risco de ser o ponto crítico da saúde italiana. O relatório da AGENAS (Agência Nacional de Serviços Regionais de Saúde) é mais uma confirmação disso!”, declarou Pina Onotri, secretária-geral da União Italiana de Médicos (SMI).

Dra. Pina Onotri

“AGENAS, no mérito, publicou recentemente um relatório sobre médicos de clínica geral (GPs) que na Itália em 2021 estão ativos em 40.250, queda de 1.457 unidades em relação a 2020) e destes cerca de 75% têm mais de 27 anos de antiguidade Ainda em 2021 , o rácio entre atendimento a cidadãos e médicos de família é igual a 1.237, menos uma unidade (1.238) face a 2020, enquanto o rácio entre médicos de família e cidadãos por 10.000 habitantes, a nível nacional, é de 6,81 num contexto que regista um mínimo de 5,47 (PA Bolzano) e um máximo de 8,34 (Umbria). A nível europeu, em 2020, o maior número de médicos generalistas registou-se em França (94.000), seguida da Alemanha (85.000), enquanto Portugal (médicos qualificados) e A Irlanda relatou o maior número de clínicos gerais por 10.000 habitantes, respectivamente 29,2 e 18,8” .

“As razões para esse quadro são inúmeras: poucos recursos investidos, reformas paradas, fraca evolução da categoria, poucos contratos formativos e pouca atratividade para a profissão, rotação geracional limitada e a lista poderia continuar indefinidamente. Cortar salários e verbas, reduzir serviços e capacidade de atender às necessidades de prevenção e tratamento dos pacientes leva a essa deriva, ao afastamento, à desafeição, à perda da estabilidade na saúde pública”.

“Precisamos dar um passo atrás e focar mais na universalidade, igualdade e equidade que sempre foram os pontos fortes do nosso sistema de saúde. Lutaremos, a partir da próxima renovação do contrato, para que o SNS continue aberto a todos e para que a medicina geral volte a ser a sua pedra angular, porque assim se voltará a reconhecer que a saúde é um bem individual primordial. também um recurso comunitário a ser preservado”, conclui Onotri.

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."