Reunião final do projeto Erasmus Plus “Eu também sou um palhaço sorridente” no colégio Claudio Cavalleri no Parabiago

Encerrou no dia 19 de maio a reunião final do projeto Erasmus Plus “Eu também sou um palhaço sorridente” no colégio Claudio Cavalleri, no Parabiago

Ao longo destes 3 anos de intenso trabalho, nem a pandemia conseguiu diminuir o entusiasmo por este projeto, tanto que os encontros foram realizados online e assim foi possível continuar a colaboração com parceiros, professores e alunos, das escolas: IES Bendinat (Espanha), ZSE Torun (Polônia) e EPAR Lisboa (Portugal).

“Organizámos 5 encontros com alunos, 4 encontros entre professores e por fim várias mobilidades de 2 meses
com alunos italianos, espanhóis e portugueses. O humor é agora considerado uma parte importante da saúde mental e física, bem como uma característica individual socialmente desejável. A clownterapia representa uma forma particular de usar o humor para promover o bem-estar das pessoas – explicam os organizadores -. Através do trabalho cooperativo e da troca de “boas práticas” de cada país, pretendemos ajudar a promover o bem-estar das pessoas, levar sorrisos e gargalhadas a pessoas de todas as idades, reduzir a ansiedade relacionada com a hospitalização e qualquer forma de ansiedade. Além disso, nosso objetivo é conscientizar os alunos sobre as particularidades e problemas relacionados ao mundo da doença de Alzheimer, trissomia 21, autismo e isolamento das pessoas em
nossa sociedade, doenças de longo prazo das crianças. Será importante dar continuidade ao trabalho iniciado e entrar em contacto com realidades muitas vezes desconhecidas da maioria dos nossos alunos (cada vez mais envolvidos num mundo caracterizado pela utilização das redes sociais e da tecnologia). Assim, puderam integrar a sua realidade com a de outros com experiência, promovendo a cidadania ativa e o voluntariado”.

“Agradecemos também à RSA “Casa del Nonno” de Parabiago com quem compartilhamos momentos muito intensos durante nossas reuniões de quarta-feira à tarde com os convidados e nossos alunos. Gostaríamos de agradecer às associações que nos ajudaram nesse caminho: Fondazione Dottor Sorriso ONLUS (Rodrigo Morganti), Le Compagnie Malviste (Alvise Campostrini), VIP Verbano Onlus, Vivi Down ONLUS, Hikikomori coop. Social ONLUS (Valentina Di Liberto), Castoro Sport Legnano (Michele Cacciapaglia)».

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."