The Rise of Skywalker faz história em Star Wars com o primeiro beijo gay na tela

Mas isso repete aquele erro do Endgame. *suspirar*

Nota: contém spoilers moderados para Star Wars: Ascensão do Skywalker

Star Wars: The Rise of Skywalker tinha muito a fazer e apenas 2 horas e 21 minutos para fazê-lo. Muitos críticos e fãs puderam sentir o aperto - overstuffed era uma metáfora frequentemente usada nas reações iniciais.

Uma coisa que JJ Abrams encontrou tempo para se encaixar, no entanto, foi um bem-vindo quebrador de recorde: o primeiro beijo gay na tela em Guerra das Estrelas (inferno, ele venceu os filmes da Marvel também).

Mas segure seu confete, porque nem tudo é arco-íris daqui em diante.

quem morre no final dos mortos-vivos
finn, guerra nas estrelas, a força desperta

Disney

O beijo é compartilhado entre duas mulheres periféricas da Resistência durante uma cena ocupada. Não é importante para o filme e é atraído pela cinematografia, o que nos deixa imaginando qual era exatamente o objetivo.

Ao contrário dos irmãos Russo, JJ Abrams protegeu todas as nossas apostas contra um grande momento de representação do pessoal LGBTQ +. Ele dançou enigmaticamente em torno da pergunta direta por dizendo : 'No caso da comunidade LGBTQ +, foi importante para mim que as pessoas que vão ver este filme sintam que estão sendo representadas no filme. Direi que não estou revelando nada sobre o que acontece no filme. Mas eu acabei de dizer o que acabei de dizer. '

quando os diários de vampiro 8ª temporada estarão no netflix
jj abrams

Getty Images

Ao escolher abordar a representação com ação em vez de diálogo, Abrams conseguiu alcançar uma coisa, que é boa. Mas você pode apreciar o momento pelo que ele foi e também criticá-lo pelo contexto em que vive.

É impossível separar Guerra das Estrelas filmes da conversa que os cerca (como Palhaço e saúde mental, ou Endgame e feminismo). Indo para The Rise of Skywalker , a conversa passou a ser sobre a representação LGBTQ + e a relação entre Finn e Poe.

Abrams negou categoricamente que o par tivesse uma conexão romântica, apesar das próprias estrelas expressarem seu apoio ao 'navio' (conhecido como Stormpilot em vários cantos da Internet). Em vez disso, ele optou por dar a única relação explicitamente LGBTQ + a duas mulheres cujos nomes nunca foram pronunciados em The Rise of Skywalker .

guerra nas estrelas ascensão do Skywalker

Disney

Isso nega totalmente Poe e Finn estarem romanticamente envolvidos ou qualquer um deles caindo em algum lugar diferente de 100% hetero no sexualitômetro? (Sim, é uma palavra, acabamos de inventá-la.) Não, não é, mas junte-a a outra escolha e começa a parecer que sim.

A introdução de Zorri Bliss foi (desculpe Keri) quase totalmente desnecessária. A firmeza inexpressiva habilmente trabalhada de Russell foi desperdiçada atrás de uma máscara e teve apenas alguns minutos de tempo na tela - nos quais ela e Poe discutem seu passado comum.

Que Zorri e Poe tiveram um passado nunca foi um segredo, e a natureza coquete de Poe está com força total com Zorri (muito parecido - embora de forma mais ambígua - com Finn). Mas porque Zorri é uma mulher, o filme delineia efetivamente entre relacionamentos românticos (Poe-Zorri) e platônicos (Poe-Finn).

Haverá outro filme jurássico
Star Wars: The Rise of Skywalker, Keri Russell

Lucasfilm LtdDisney

Como disse o ator Oscar Isaac de Poe, a ambigüidade (da qual Poe está cheio) permite que mais pessoas se vejam nos personagens. O problema é que a ambigüidade é usada com mais frequência na descrição de relacionamentos gays.

Você não precisa inferir o passado de Poe e Zorri - isso fica claro em palavras e ações. Também, infelizmente, não tem nada a ver com o enredo, e não há tempo suficiente para o trabalho detalhado dos personagens fazer com que seu relacionamento pareça importante.

Também vale a pena mencionar que em The Rise of Skywalker , Finn conhece Jannah (Naomi Ackie) com quem ele compartilha uma conexão instantânea profunda (por quais motivos não vamos divulgar) que também delineia seu relacionamentos como amizade vs romance (provocando uma sensação de déjà vu por seu tempo com Rose em O último Jedi )

Rosto, Humano, Captura de tela, Diversão, Cena, Filme, Escuridão, Adaptação, Meia-noite, Jogo de aventura,

Disney

O fato de JJ Abrams ter escolhido também incluir explicitamente um casal periférico de lésbicas parece uma tentativa débil de aplacar o público faminto por esse tipo de representação em um grande relacionamento na tela em que já estamos profundamente envolvidos.

Se o ponto de Abrams era que pessoas LGBTQ + existem em toda a galáxia e, portanto, não precisa de uma menção especial, então tudo bem. Mas leve-nos a esses lugares, mostre-nos essas pessoas. Permita que eles façam parte da construção do mundo que é intrínseca a Guerra das Estrelas .

Por outro lado, se Abrams está tentando fazer uma declaração incluindo um momento explicitamente LGBTQ +, faça essa declaração também dando esse momento a um personagem importante que conhecemos e com quem nos importamos. Não dê esse último soco por medo de, como disse Oscar Isaac, 'Eu não sei o quê.'

o que significa ser divergente

Star Wars: The Rise of Skywalker tem uma data de lançamento de quinta-feira, 19 de dezembro no Reino Unido e sexta-feira, 20 de dezembro nos EUA.