Roma, marcha pela paz na capital e nas cidades italianas para o aniversário da guerra: “Pare o conflito”

Cidades italianas e europeias se preparam para marchar pela paz exigindo um cessar-fogo. 24 de fevereiro marcará um ano desde o início da guerra na Ucrânia após a invasão da Rússia, e a rede Europa pela paz decidiu organizar uma grande mobilização em mais de 50 cidades da Itália e do exterior. A coordenação apresentou assim o calendário de iniciativas na sala da Protomoteca do Campidoglio.

Os protagonistas são muitas siglas, como Emergency, Sant’Egidio, Anpi, Sbilanciamoci, Tavola della Pace, Stop war now, Acli e CGIL. Todos unidos pela paz, pedindo uma desescalada militar. A palavra de ordem que se repetirá em letras maiúsculas será “pare a Guerra“porque você arrisca o”ponto sem retorno“.

As cidades em questão

Muitos municípios estão, portanto, envolvidos, em particular: Roma, Milão, Turim, Nápoles, Bari, Palermo, Cagliari, Florença, Bolonha, Ancona, Terni, Gênova, Bolzano, Modena, Lecce, Messina, La Spezia, Sassari, Cosenza. Mas também na Europa, serão mais de 20 encontros: na Alemanha, Espanha e Portugal. E outros tantos eventos confirmados em Paris, Londres, Bruxelas e Viena. Em nosso país, a Marcha pela Paz de Perugia a Assis será este ano o “mestre” de uma edição noturna de 23 a 24 de fevereiro.

“Nove anos após o início da guerra, em 2014, começamos a caminhar novamente à noite diante do mesmo frio e da mesma geada das vítimas da guerra”, explicou Flavio Lotti, do Tavola per la Pace. Os manifestantes chegarão então ao túmulo de São Francisco. A semana de paz terminará com uma vigília de tochas no Campidoglio, para onde também foi convidado o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, e onde também é esperado o secretário-geral da CGIL, Maurizio Landini: “A CGIL sempre foi contra a guerra “, declarou a secretária confederal Francesca Re David. “Agora há um risco concreto de conflito nuclear”, sublinhou Sergio Bassoli, coordenador da “Rede Italiana para a Paz e o Desarmamento”, pedindo um “cessar-fogo”. A referência é também à política, “bem aceita” no evento, disse Bassoli. Do presidente da ANP, Gianfranco Pagliarulo, o pedido de apoio às palavras do Papa: “Temos uma voz que se expressa inequivocamente há um ano, que é a do Vaticano”, lembrou o presidente da ANP.

Neste país “há uma guerra terrível, mas não devemos esquecer a paz, que não é sinal de fraqueza”, declarou o secretário da Comunidade de Sant’Egidio, Paolo Impagliazzo, que recordou a procissão de tochas no Campidoglio na noite de sábado 25.

Em Roma, a procissão de tochas pela paz

Na capital, o encontro para dizer o fim da guerra na Ucrânia está marcado para sábado, 25 de fevereiro, às 17h, no Largo Corrado Ricci, onde terá início uma vigília à luz de tochas promovida pela coalizão “Europa pela Paz” e convergirá na Piazza del Campidoglio. A CGIL de Roma e Lazio também participarão.
“No primeiro aniversário da invasão russa de 24 de fevereiro de 2022, uma violação injustificável da Carta das Nações Unidas e do direito internacional– anunciam os sindicatos em nota – as negociações de paz são necessárias para construir uma Europa segura e pacífica, em solidariedade com o povo ucraniano e as vítimas de todas as guerras. A paz é a vitória de que precisamos. Um cessar-fogo deve ser concluído o mais rápido possível, com passos concretos que levem ao desarmamento nuclear. No sábado, 25 de fevereiro, o mundo do trabalho sairá às ruas para dizer: chega de armas, chega de horror, chega de morte”.

“Um ano de guerra é o suficiente!

Em colaboração com o Comitê “Pare a Guerra”, um sente-se na Piazza della Rotonda, em Roma, aos 17 anos, para protestar contra a política bélica perpetuada pelos governos italianos exatamente um ano após o início do conflito. Continuar esta guerra só favorece os interesses de Washington e da OTAN contra os povos da Europa, não podemos mais tolerar mais derramamento de sangue em nosso solo continental.

Leia o artigo completo
no The Messenger

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."