Seleção ucraniana de futebol de 5 feminino treina em Bolonha para a Eurocopa

Uma semana de desporto e solidariedade: o que a equipa ucraniana feminina de futebol de 5 vive em Bolonha, preparando-se para a Final Four do Campeonato da Europa na cidade do Porto, em Portugal, de 1 a 3 de julho. Chegaram à cidade na última sexta-feira, hospedando-se no Hotel Continental em Zola Predosa, treinando pela manhã e à tarde no Palestra Moratello via degli Orti (dois amistosos também estão marcados, contra a Itália em Prato e contra o Bagnolo, equipe feminina da A2, em Bolonha), e partirá na sexta-feira para Paris para uma nova etapa de sua preparação durante a qual serão recebidos pela federação francesa.

treinamento na cidade

A formação bolonhesa das meninas ucranianas foi possível graças ao trabalho em equipe da divisão de futebol de 5 da FIGC, o Município de Bolonha e LavoroPi, que combinou o treinamento com atividades não esportivas, incluindo um jantar de gala no Virtus na via Valeriani e uma visita ao estádio Dall’Ara. Em Portugal, a Ucrânia defronta a Espanha nas meias-finais, enquanto do outro lado da tabela os anfitriões portugueses defrontam a Hungria, que substituiu a Rússia. Este último acento obviamente nos faz entender as razões pelas quais a UEFA decidiu a favor da ajuda à seleção ucraniana, em um país destruído pela guerra. “Foi um ato espontâneo e um dever para a Ucrânia – disse o presidente nacional da divisão de futebol de 5 Luca Bergamini – não é possível ficar indiferente em um período histórico como este. Quando nos foi oferecida a possibilidade de receber a Ucrânia tendo em vista a Final Four do Campeonato Europeu de Futsal Feminino, ativámos imediatamente e devo agradecer ao Município de Bolonha e Lavoropi por terem feito desta iniciativa um sucesso: ir ao encontro das necessidades da Ucrânia , facilitando o processo de preparação para a competição continental máxima, foi realmente um acéfalo”.

Ação de graças

É quase uma espécie de geminação europeia, que leva ao sincero agradecimento do treinador ucraniano Oleg Shaytanov: a guerra, alguns jogadores deixaram o país e chamá-los de volta era impossível. Graças ao esforço da Europa, pudemos iniciar a preparação: um sinal forte, uma mensagem de esperança que vai além do esporte”. O treinador é assumido pela capitã da seleção Giallobl, Julia Forsyuk: “Desde o início do conflito perdemos toda a esperança de treinar, com a ajuda do Bolonha e da Europa estamos de volta ao campo e estamos muito satisfeitos com as boas-vindas que estamos recebendo, agradeço a todos do mundo em nome da equipe.. Pessoalmente, jogo numa equipa de Kyiv e a minha família continua lá: para nós, ir a Portugal significa mostrar que a Ucrânia ainda está de pé e não tem intenção de ceder à Rússia”.

Jogo em equipe

Para a consultora esportiva do Bologna, Roberta Li Calzi, “uma iniciativa magnífica e justa que essas meninas tiveram o espaço necessário para treinar o melhor possível. Bolonha tem um dos seus pontos fortes na hospitalidade e tem havido um forte esforço de equipa na cidade para viabilizar esta iniciativa”. Um jogo em que a empresa LavoroPi teve um papel preponderante: “Esta iniciativa insere-se num leque mais alargado de ações implementadas para apoiar a Ucrânia, desde o apoio ao concerto de 4 de abril na Piazza Maggiore até ao planeamento de intervenções de formação destinadas a cuidar do asilo alunas, graças ao diálogo que iniciamos com a Metrópole. Hoje, essas meninas devem se concentrar apenas no futsal e é justo que o façam: no próximo Campeonato Europeu, todos estaremos torcendo pela Ucrânia”, explicou Matteo Naldi, diretor de marketing da LavoroPi.

O boletim informativo Corriere di Bologna

Se quiser manter-se informado sobre as novidades de Bolonha e Emilia-Romagna, subscreva gratuitamente a newsletter da Correio de Bolonha. Ele chega diretamente à sua caixa de entrada às 12h todos os dias. Basta clicar aqui.

14 de junho de 2022 (alterar 14 de junho de 2022 | 07:41)