Análise do episódio 2 da série 4 de Sherlock: 'The Lying Detective' é um drama estonteante e deliciosamente sombrio

Uma ausência de fé envia o grande detetive para uma espiral neste thriller inteligente.

Sherlock: BBC / Hartswood Films / Ollie Upton

Sherlock o co-criador Steven Moffat não estava blefando quando nos disse que o grande detetive e seu parceiro na resolução do crime iriam 'para o inferno e voltariam' desta série.

Os dois homens parecem estar se recuperando da morte de Mary, mas, embora John esteja realmente perdido, a própria 'desintegração' de Sherlock é extremamente significativa. Ele se derruba como uma forma de reconstruir John - a reviravolta central em um episódio que se delicia em puxar o tapete debaixo do visualizador repetidas vezes.

call of duty black ops 3 estratégia zumbis

Por todos os momentos arrepiantes entregues por cortesia de Toby Jones como o horrível Culverton Smith - e eles são abundantes - o que chegou à BBC One classificado como o mais sombrio Sherlock O episódio ainda ('com algumas cenas que você pode achar perturbador') é secretamente um conto bastante edificante de como a briga entre dois amigos foi curada.

Sherlock e John em BBC / Hartswood Films / Colin Hutton

Deveríamos ter previsto isso, realmente - e não apenas porque este episódio é chamado de 'The Lying Detective'.

John pode estar amargo e ressentido no início, mas o ponto de viragem chega quando um arrogante Smith convida ele e Sherlock para a ala de um hospital que ele construiu e, mais tarde, seu 'quarto favorito' - o necrotério.

Há um momento, enquanto o vilão superconfiante se gaba de seu poder, sua influência, sua riqueza e como isso o protege de processos, que John intervém para avisá-lo de que 'ninguém é intocável' e Sherlock deixa escapar um sorrisinho malicioso .

A cabeça de John está de volta ao jogo - e é revelador que o espectro de Mary - que estava cutucando e provocando seu marido para agir como o homem que ele queria ser, está ausente sempre que a adrenalina está fluindo e ele está se jogando na armadilha.

Sherlock: BBC / Hartswood Films / Ollie Upton

'The Lying Detective' é um tipo de mistério incomum - qualquer pessoa que deseje que o show consista em 'Sherlock e John resolvendo um caso, seguem-se cotovias' sem dúvida ficará desapontado. Mas é um mistério, no entanto, jogar com nossas expectativas sobre exatamente que tipo de história Moffat está contando até o ato final.

É este o conto de um adversário aparentemente inexpugnável e até onde nossos heróis irão para detê-lo? Ou é a história de como um Sherlock devastado pelas drogas errou? Poderia Culverton Smith ser um homem inocente, embora intensamente assustador?

É um crédito para Moffat, e para as performances estelares de um elenco uniformemente soberbo, que cada possibilidade parece crível. Somos absorvidos por cada curva, cada curva, nesta viagem um tanto vertiginosa.

A coisa toda é dirigida com um talento impressionante por Nick Hurran - alguns dos floreios visuais, como um 221b quase líquido envolvendo Sherlock, são espetaculares mesmo para os próprios padrões de ostentação do programa, e certamente o salto em qualidade de 'Os Seis Thatchers' é notável .

Sherlock: BBC / Hartswood Films / Robert Viglasky

Talvez seja apenas nos momentos finais de 'The Lying Detective' que Moffat exagera. Depois de tanto desorientação, é imensamente satisfatório para o episódio terminar com uma troca emocionalmente franca entre John e Sherlock e a dupla saindo do apartamento em um futuro incerto teria sido um final adequado.

Em vez disso, Moffat não consegue resistir a um último puxão de tapete - e, assim como a natureza da morte de Mary na semana passada, a revelação de Euros Holmes parece um momento um tanto caricatural que pertence a um show menor.

quando a conjuração saiu

Sian Brooke faz um ótimo trabalho em se disfarçar - doce, cativante e totalmente insuspeita como a falsa Faith, educada e perfeitamente anônima como terapeuta de John. Se não fosse pela peruca levemente desonesta que ela usava como a mulher chique de John, os fãs nunca teriam suspeitado que havia algo mais em 'E'.

Mas, no final das contas, você não pode terminar sua história com um vilão arrancando seu disfarce sem convidar comparações desagradáveis ​​para Scooby Doo . Uma torção a mais, talvez, e certamente a menos eficaz em um drama inteligente, assustador e brilhante.

Nossos pensamentos e perguntas:

- Então o 'retorno' de Moriarty foi um truque orquestrado por Euros? Sherlock avisou John que havia um 'Vento Leste chegando' momentos antes do 'Senhorita Me?' revelar em 'Seu Último Voto'.

- Então, se Euros é o segredo Holmes irmã , então quem ou o que é Sherrinford?

quando estiver morto, volte

- Mycroft vai tomar uma bebida com Lady Smallwood? Os carregadores de Mystrade estarão furiosos.

- Sherlock viu Redbeard novamente durante seu surto movido a drogas no Southbank. Sabemos saber toda a extensão do que aconteceu com aquele cachorro?

- 'Seu pau. Pênis absoluto, absoluto. '

- Então, visto que ele fingiu seu grande colapso para que John viesse em seu resgate, Sherlock estava realmente tão mal quanto pensávamos? A declaração de Molly de que ele tinha 'semanas' de vida parece melodramática em retrospecto - a menos que, como com sua falência falsa, ela estivesse mais uma vez por dentro de tudo?

- Apesar de todas as conotações sombrias deste episódio, ainda há muitas risadas: a maioria cortesia de Una Stubbs, em fogo absoluto como a Sra. Hudson esta semana.

- 'Está piorando um pouco, não é?' - corrico de alta qualidade de Moffat lá.

História Relacionada