SOS por satélite chega à Itália

Maçã também oferece seu serviço de SOS. emergências que, através conexão via satélite alerta os serviços de emergência em caso de acidente ou perigo. O serviço será oferecido durante o mês de março aos portadores de iphone 14 (todos os modelos) e, para além de Itália, será também oferecido na Áustria, Bélgica, Luxemburgo, Holanda e Portugal, além dos restantes países onde já atua, nomeadamente Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Irlanda e Reino Unido. Como prometido, a Apple estendeu esse recurso de segurança muito importante para todos os principais mercados do mundo em áreas onde não há sem cobertura celular.

Como funciona o SOS de emergência por satélite

Como mencionado, o serviço permite que você envie um mensagem SOS mesmo quando o smartphone não está sob cobertura de celular ou Wi-Fi. Na verdade, o sistema se conecta a um rede de satélite conectar os usuários que precisam de assistência com o centro de operações Centro de Resposta a Emergências da Apple. Para enviar a mensagem, você precisa abrir o aplicativo que ajuda o usuário a aponte o smartphone aos satélites para a melhor recepção possível.

O aplicativo também exibe um breve investigação ao qual o usuário é chamado a cumprir o que for necessário para o alívio para entender o estado de saúde da pessoa que procura ajuda. O questionário é então enviado paraCentro de Resposta a Emergências da Apple que por sua vez processa alertar os serviços de emergência instalações para que intervenham rapidamente no local do acidente.

Este sistema tem, portanto, uma estrutura bastante substancial por trás dele e, portanto, também tem custos para a Apple. No entanto, como Cupertino acredita que as comunicações de emergência por satélite são importantes para os usuários, decidiu-se oferecer o serviço gratuitamente nos primeiros dois anos. Ainda não é conhecido quanto vai custar o satélite SOS após o término deste período.

Entretanto, para além de alguns alarmes falsos, SOS de emergência via satélite já salvou a vida dos primeiros usuários. Um exemplo de alguns meses atrás foi o de dois meninos na Califórnia que bateram em uma escarpa com seu carro. Impossibilitados de pedir ajuda porque não havia cobertura GSM na zona, os dois recorreram ao serviço da Apple que, graças também à posição exata oferecida pelo GPS integrado no iPhone, alertou os serviços de socorro locais que enviaram uma ambulância aérea que procedeu para pegar os dois meninos.

SOS via satélite: também chegando ao Android

Outro serviço muito semelhante ao oferecido pela Apple, oferece Bullitque recentemente lançou seu próprio Conexão via satélite Bullitum sistema que, como o oferecido por Cupertino, permite enviar e receber SMS por satélite. O serviço vai estrear com smartphones motorolae mais precisamente com o “telefones robustosDesafio Motorola.

Será então a vez de smartphones da marca CAT, também projetado para uso em condições extremas. No entanto, a Bullit disponibiliza o serviço a quem o solicitar, oferecendo uma app compatível com Android e iOS. O importante é que o smartphone permite que você se conecte às frequências de rádio usadas pelas redes de satélites. Custa US$ 4,99 para enviar 30 mensagens de texto por mês, subindo para US$ 30 para enviar 400.

Ao comboio dos serviços de emergência via smartphone junta-se ainda qualcommque apresentou na última CES em Las Vegas Satélite Snapdragonuma tecnologia que foi integrada no mais recente SoC Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2 e que estará disponível através de uma atualização de firmware a partir do segundo semestre.

Esta tecnologia permite enviar SMS por satéliteusar a rede irídio que atualmente possui 66 satélites em órbita baixa da Terra. A conexão neste caso é realizada através do chamado “banda L” que permite comunicações bidirecionais mesmo nas regiões mais remotas do globo, onde não há redes GSM nem WiFi.

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."