Superintendência desacelera e pede controle preventivo à Prefeitura

Piazza Municipio visto da Câmara Municipal

Existe um “Alto grau de risco arqueológico”. E assim, antes de definir um único pino, você deve iniciar um “verificação preventiva «da zona de protecção arqueológica. Este é um passo adicional e obrigatório tendo em vista o início das obras de regeneração e requalificação da Piazza Martiri d’Ungheria em Vibo Valentia, mais conhecida como Piazza Municipio. A administração municipal da capital confiou, de facto, os serviços relativos à execução de levantamentos geofísicos usando o método georadar, análise de dados e redação de relatórios – necessários precisamente para verificação preventiva de interesse arqueológico da área urbana afetada pelas intervenções – conforme solicitado pela Superintendência de Arqueologia, Belas Artes e Paisagismo da Cidade Metropolitana de Reggio Calabria. A execução dos serviços técnicos acima mencionados será Snc medições geofísicas com sede em Trebisacce (província de Cosenza). [Continua in basso]

O Pminuta da área enviada à Superintendência perceber

Antes de iniciar as intervenções, portanto, o projeto de requalificação da Praça do Município foi enviado pela Prefeitura à Superintendência e à Província de Vibo Valentia para emissão do parecer competente: “A Superintendência, com nota datada de 15 de junho passado, – lê-se na determinação do chefe do sector municipal Domenico Libero Scuglia – emitiu a autorização de competência com opinião geral favorável, reservando-se o direito de liberar parecer final em fases de projeto subsequentes, enquanto no que diz respeito aos aspectos relativos proteção arqueológicaapós ter lido a documentação relativa ao projeto de viabilidade da obra e o alto nível de risco arqueológico na área, solicitou a ativação do procedimento de verificação preventiva”. Na mesma nota de meados de junho, a Superintendência solicitou ao Município, a Superintendência prescreve “a realização de investigações não invasivas, por prospecção geofísica e/ou geomagnética”, bem como “submissão de plano de investigação adequado para aprovação”, necessário emitir o parecer final para os seguintes níveis de projeto. Em 22 de junho, a administração municipal transmitiu o plano de investigação à Superintendência que, em 17 de julho, deu sua aprovação.

O projeto vencedor apresentado em 12 de março

O arquiteto Raffaele Sarubbo

O projeto – lembramos – foi apresentado no dia 12 de março pela equipe de Raffaele Sarubbo, um jovem arquitecto da Praia a Mare, sediado em Lisboa em Portugal, que recebeu o prémio concurso de ideias idealizado pelo governo Limardo a pedido do vereador de obras públicas Giovanni Russo graças a um empréstimo de um milhão de euros interceptado pelo Giuseppe Mangialavori, senador do Forza Italia. Da praça, portanto, partirão os carros, os bancos, a fonte de Scrimbia. No seu lugar um grande espaço rodeado de pinheiros, amendoeiras, freixos e uma massa de água com um jogo de luzes. O projeto inclui a plantação de amendoeiras nos jardins junto à escola de arte. Em centro na praça, que será totalmente gratuito, alguns freixos E ao redor dos bancos com uma fonte e uma série de elementos de jogos de luz e água que mudará de forma e cor de acordo com as diferentes horas do dia. O projeto foi considerado o melhor por um comitê de avaliação que premiou a equipe de arquitetos composta não só por Raffaele Sarubbo, mas também por Sara Maduro, Lucas Covellopelo agrimensor galo de natal e pelo arqueólogo de Vibon Manuel Zinna.

« Praça dos Mártires da Hungria – sublinhou o designer por ocasião da apresentação do projeto – atualmente não tem a dignidade que merece, na verdade é usado como estacionamento. Vamos criar um grande espaço para a população”. “Dentro de dois meses a partir do início do trabalho – assegurou o criador – O lugar dos Mártires da Hungria estará pronto”.