The Ocean Race: desfile de estrelas no Boat Show

Genoa – The Ocean Race é a protagonista do Boat Show com uma enxurrada de eventos e atividades. Sailing Poland, barco estrela da última regata, é um emocionante hino ao que se chama “o Everest da vela”. Muitos “campeões” já embarcaram: desde Hugo Vau (foto acima), surfista profissional português de ondas grandes, a Davide Tizzano, multicampeão olímpico de remo, já protagonista a bordo do Moro di Venezia e Mascalzone Latino. Amanhã (domingo 25 de setembro) Silvia Salis, vice-presidente da Coni, e Alberto Razzetti, campeão mundial de natação, viverão a experiência no mar, e será a vez de Niccolò Canepa, campeão mundial de enduro de motociclismo.

No “lounge” montado na Marina Waterfront, Alberto Bona (velejador solo), Marco Trombetti (próximo protagonista da Ocean Global Race) e Andrea Fantini (marinheiro engajado na Volta ao Mundo Globe40) também passaram pela área da Maxi Yachts.

O convidado de honra de hoje na The Ocean Race é também Diego Negri, o novo campeão mundial de vela da classe estrela. O campeão da Ligúria participou das reuniões organizadas na The Ocean Race Genova The Grand Finale. Desde os primeiros Jogos Olímpicos em Sydney em 2000 na classe Laser até o último título mundial em Star, Negri é uma grande estrela da vela. “Como insider, estou emocionado com a ideia de que The Ocean Race virá para Gênova, na minha Ligúria”, diz Diego Negri. “É um desafio ao limite, um evento planetário que permitirá à nossa região dar-se a conhecer de forma extraordinária. Seremos a capital mundial da vela e muitos virão aqui para vivenciar a Grande Final. E não esqueçamos a extraordinária mensagem de sustentabilidade lançada por Gênova e este evento global”.

Só no Salone, os visitantes podem assinar a petição “One Blue Voice” e ajudar a dar voz aos oceanos neste importante desafio. Duas importantes reuniões foram realizadas hoje sobre o assunto. Dentro

“Processo de Génova. Deixe o oceano falar”, Antonio Di Natale informou ao público em geral a caminho da declaração dos direitos dos oceanos. “Desde o Workshop de Inovação de Génova em março passado – explica o biólogo marinho e consultor científico do “Processo de Génova” houve reuniões quinzenais do “Core Group”, uma cimeira em Estocolmo no dia 1 de junho, principalmente dedicada à parte mais meridional do oceano e Antártida, um workshop sobre a inovação em Cascais e quatro eventos na Conferência do Oceano da ONU em Lisboa , também em junho. Realizou-se nos últimos dias um encontro na ONU, promovido pelos ministros dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde e Mónaco, com a participação de representantes permanentes de 22 países e da IUCN e WWF. A próxima cimeira – conclui Di Natale – será em Alicante na partida da The Ocean Race, em Janeiro, e a seguir-se outra em Cabo Verde, no final de Janeiro”. O Genoa Blue District promoveu “Evento Sustentável: Contagem Regressiva de Gênova para 2023” com a participação da One Ocean Foundation e a intervenção do Conselheiro Ambiental do Município de Gênova.

No show “Genova The Grand Finale”, também há uma prévia: “Ogyre: how to protect our sea”. A primeira plataforma de recuperação de resíduos marinhos do mundo foi apresentada pelo cofundador e CEO Antonio Augeri. “A poluição marinha é uma das emergências ambientais mais graves do nosso tempo”, diz Augeri. “Nossos pescadores brasileiros, indonésios e italianos recuperam diariamente quilos de resíduos espalhados no mar”. A startup genovesa permite que todos, pessoas físicas e jurídicas, participem da mudança e tenham acesso simples e transparente às coleções por meio de sua plataforma digital em https://ogyre.com.

Amanhã (domingo 25) encontro às 15h00 no Teatro Eberhard & Co. com “Em Génova, a sustentabilidade passa do mar”, encontro promovido pela Bio Design Foundation sobre a importância das experiências de vida segundo a One approach Health, combinando sustentabilidade, negócios e esporte porque a saúde dos oceanos é a saúde das pessoas.

O projetado pela ETT, posicionado na entrada do Salone, é muito popular. Permite aos visitantes sentir a adrenalina da regata mais difícil do mundo. Uma saborosa amostra do que será a conquista que se transformará nos palcos mundiais da The Ocean Race, transportando os visitantes diretamente para as áreas emblemáticas de Gênova e Liguria.

A Ocean Race “Genova The Grand Finale” conta com o patrocínio da Presidência do Conselho de Ministros e do Coni. A Região da Ligúria, a Câmara de Comércio de Génova, Distrito Azul e Federvela são os parceiros institucionais. Iren, Rina, Ett e são os parceiros de negócios.

Acesso ilimitado a todo o conteúdo do site

1€/mês durante 3 meses, depois 3,99€/mês durante 3 meses

Desbloqueie o acesso ilimitado a todo o conteúdo do site

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."