Trabalhadores inteligentes representam pouco mais de um em cada dez funcionários, mas o pool potencial é de quatro

Pouco mais de um em cada dez funcionários trabalha remotamente, embora a área de captação potencial seja muito mais ampla: pelo menos 4 em cada 10 funcionários poderiam realizar trabalho inteligente. A difusão limitada do trabalho inteligente é afetada pelo grau de viabilidade diferente do trabalho remoto nos diferentes profissões: a parcela de trabalho remoto varia de 25% para profissões intelectuais ou gerenciais a 2% para profissões não qualificadas. O percentual também está relacionado à diferente capacidade gerencial para adoção de novos modelos organizacionais, que é menor nas pequenas e médias empresas.

Taxas de crescimento mais lentas em comparação com a fase de pandemia

Estes são os dados de um estudo divulgado durante uma jornada de estudos organizada pelo Inapp que sublinha, mais concretamente, que em Itália apenas 14,9% dos trabalhadores empregados realizam parte da atividade em alternância de trabalho presencial e remoto, mas poderia ser de quase 40% considerando potencialmente os serviços que podem ser executados remotamente. Em 2021, apenas 13,3% das empresas pesquisadas utilizaram esse método. Portanto, permanece uma parcela significativa – cerca de 2,5 milhões em 19 milhões de funcionários, mas em grande parte uma minoria – e, acima de tudo, a tendência de disseminação do trabalho inteligente está diminuindo. A referência é o salto registrado em plena pandemia, em 2020, quando em um ano passou – segundo dados do observatório do trabalho inteligente do Politecnico di Milano – de 570.000 trabalhadores inteligentes em 2019 para 6,5 ​​milhões, ou cerca de um terço dos funcionários.

Fadda: uma oportunidade não totalmente explorada

“É uma oportunidade que não foi totalmente explorada, pelo menos por enquanto – comenta o presidente do Inapp, Sebastiano Fadda-. Exercer uma profissão que teoricamente pode ser trabalhada remotamente é, muitas vezes, condição necessária, mas não suficiente, para ter a oportunidade de experimentar o trabalho remoto. Os dados não mostram a mudança de paradigma laboral que a pandemia parece ter desencadeado, pelo menos no nosso país: é como se durante a pandemia tivéssemos vivido numa “grande bolha” e o regresso à normalidade anulasse as potencialidades do trabalho remoto , devido a uma capacidade reduzida de introduzir inovações radicais na organização do trabalho que prevê uma combinação de fases de trabalho remoto com fases de trabalho presencial”

Nas microempresas, 84% dos trabalhadores realizam tarefas não remotas

O Inapp aponta que essa reduzida difusão do trabalho inteligente é afetada pelo diferente grau de viabilidade do trabalho remoto nas diferentes profissões, mas também pela diferente capacidade gerencial de adotar novos modelos de organização do trabalho usando novas tecnologias digitais, em um país como Itália, onde as PME são comuns. Em relação ao setor privado não agrícola, para empresas com até 5 funcionários, 84% dos trabalhadores executam tarefas que não podem ser realizadas remotamente, mas à medida que o tamanho da empresa aumenta, essa parcela diminui: 56,4% dos trabalhadores executam serviços que não podem ser realizados realizada remotamente. ser “remotizado” entre as médias empresas de 50 a 249 funcionários e 34,2% entre as empresas com mais de 250 funcionários.

Trabalhadores mais inteligentes entre graduados e funcionários de grandes empresas

Quem trabalha remotamente são principalmente graduados, empregados de grandes empresas, empregados de serviços e funcionários públicos. Incidências ligeiramente superiores à média são registradas entre as mulheres, entre os residentes do Noroeste e do Centro e entre os graduados.

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."