Tribos amazônicas usam redes sociais para defender a floresta

A instalação de antenas em certas regiões remotas da Amazônia permite que as tribos mantenham traficantes e caçadores à distância.

• Só recentemente os serviços de mensagens e as mídias sociais se tornaram disponíveis para os povos indígenas brasileiros da floresta amazônica.
  • Usando a tecnologia, os moradores podem denunciar a chegada de indivíduos e veículos suspeitos.
  • O desmatamento no enorme espaço verde do Brasil aumentou 76% em 2021 em comparação com 2018.

o floresta amazônica no brasil, o pulmão verde da Terra, continua em perigo. o atividades ilegais envolvendo a superexploração de madeira, mineração e recursos naturais ainda representam hoje um problema para o espaço verde amazônico. A tecnologia, no entanto, traz suporte às tribos locais – uma rede de antenas em rápida expansão permite que grupos Nativo do usar telefones, câmeras e mídias sociais para ganhar visibilidade e pressionar as autoridades a responder rapidamente às ameaças.

Membros das tribos amazônicas Kuruaia e Xipaia © Mario Tama / Getty Images

Madeira e ouro roubados da Amazônia

o Estado Yanomami, no norte do Brasil, é apenas um dos territórios da Amazônia, mas é tão grande quanto Portugal. A vastidão do território é tal que, apesar da aumento do desmatamento, muitas regiões ainda estão perdidas e distantes da civilização. Isso não impede as organizações criminosas que continuam a enviar madeireiros, caçadores furtivos e garimpeiros irregulares para lugares isolados. A garimpeiros abusivos são um dos maiores problemas da região Yanomami, pois entram em áreas protegidas para encontrar o metal precioso, destruindo a flora e a fauna.

Até agora, as comunidades indígenas no Brasil contam com rádio enviar suas chamadas de socorro para alertar os criminosos. Coube, então, aos grupos ambientalistas levar a mensagem de alerta à mídia e ao público. Nos últimos anos, no entanto, as organizações sem fins lucrativos foram desacreditadas pela Presidente Jair Bolsonaroque defende a legalização da mineração e a propõe uso da terra em territórios indígenas protegidos. Agora, graças à instalação de antenas para a Internet em certos pontos remotos da Amazônia, as tribos têm a possibilidade de alertar outras populações e outras populações em tempo real compartilhar em pouco tempo o perigo dos traficantes e caçadores furtivos.

Tecnologia ao resgate

“Se usado corretamente, tecnologia ajuda muito no monitoramento e relatórios em tempo real – disse Nara Baré, chefe da Coordenação de Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, ao jornal Los Angeles Times -. A pressão externa para trazer o governo federal para atuar nos territórios amazônicos tem sido muito importante”. O sinal dos smartphones pode ser fraco e lento, principalmente em dias de chuva, mas conectou pessoas que antes estavam excessivamente distantes e é bom o suficiente para obter fotos e vídeos da floresta. Associações de defesa dos direitos indígenas, como Saúde em harmonia E Instituto Socioambiental, previsto para a instalação das antenas. 17 deles foram erguidos nas áreas fluviais da Amazônia, onde vivem as comunidades das tribos Xipaia. Graças à conexão, uma barcaça dragando o rio intocado em busca de ouro foi relatada em pouco tempo e depois de alguns dias os invasores foram detidos.

No entanto, novas tecnologias também podem ser exploradas por criminosos: a instalação de uma rede wi-fi fornece conselhos rápidos sobre onde ir e onde esconder máquinas para atividades ilegais. Isso não muda o fato de que para os povos indígenas da Amazônia conexão significa proteção e maior visibilidade. Uma modernização necessária, já que Abuso da Amazônia eles não mostram sinais de fim. As tribos estão prontas para abraçar a tecnologia se isso significar parar de cortar e amplificar sua mensagem, um grito de dor que incomoda o pulmão verde da Terra há anos.

Licença Creative Commons
Este trabalho é licenciado Atribuição Creative Commons – Não Comercial – Sem Trabalhos Derivados 4.0 Internacional.