UE: competitividade regional, à frente de Utrecht, Zuid-Holland e Ile-de-France. Tarde na Europa Oriental e Meridional, incluindo a Itália

As regiões de Utrecht, Zuid-Holland e a região da capital francesa Île-de-France são as regiões mais competitivas da UE. É o que revela o índice de competitividade regional ICR 2.0, publicado hoje pela Comissão Europeia. “Ainda existem grandes diferenças entre as regiões europeias. No entanto, as regiões menos desenvolvidas melhoraram sua competitividade”, aponta o relatório. Entre as edições de 2019 e 2022, a maioria das regiões da Europa Oriental continuou a melhorar, incluindo os Estados Bálticos, Croácia, Hungria, Polônia e Eslovênia. No entanto, partes da República Checa, Roménia, Eslováquia e Bulgária ainda se desviam da média da UE. No sul da UE, as regiões de Portugal, Espanha e grande parte da Grécia (de níveis muito baixos) melhoraram o seu desempenho. A maioria das regiões em Itália e Chipre afastou-se da média da UE. A política de coesão europeia apoia as regiões na “criação de empregos, competitividade empresarial, crescimento económico, desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”. Todos os indicadores usados ​​pelo BRI são anteriores à invasão russa da Ucrânia e esta é a primeira edição do índice sem o Reino Unido.

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."