Valtellina News – notícias de Sondrio e sua província »Trilha Valgrosina em 6 de agosto

Grandes nomes da especialidade para a largada do evento com Grosio na largada e chegada

Três percursos, 70, 38 e 12 quilómetros, com partida e chegada ao Grosio, atravessando um sugestivo contexto naturalista, entre os vales do Eita e do Sacco, lambendo testemunhos históricos e artísticos do território, como a Rupe Magna e a Villa Visconti Venosta.

A trilha Valgrosina começa oficialmente no dia 6 de agosto, atraindo a atenção de um movimento crescente. Uma competição que envolve as cinco fábricas do Grosio, capazes de valorizar e promover um território de grande beleza e ao mesmo tempo as tradições que o caracterizam. Este é o objectivo que impulsiona os organizadores, o Grosio Sport Union e o Rupe Magna Athletics, juntamente com a Câmara Municipal de Grosio, que há algum tempo pensam numa competição competitiva de alto nível.

≪É com orgulho que apresentamos um evento desportivo em que acreditamos firmemente – disse esta manhã o Presidente da Câmara Gian Antonio Pini durante a apresentação oficial, realizada na Sala delleacqua da sede Bim Adda, em Sondrio -. Agradeço ao meu assistente Piermartino Pini e a todos os voluntários pelo grande empenho na organização. Esperamos que esta seja a primeira de muitas edições≫. O Presidente do Sindicato Desportivo Grosio também está satisfeito: ≪Para o nosso país, 6 de agosto será um grande dia – declarou Piermartino Pini -: o percurso da prova é magnífico e esperamos que os atletas gostem. Esperamos corridas emocionantes e muito entusiasmo: agradeço às organizações e patrocinadores que acreditaram na Trilha Valgrosina e que nos apoiam na organização≫.

As três modalidades de corrida tornam o evento ainda mais interessante, incentivam a participação de eminentes atletas da especialidade e são abertas aos entusiastas: os 70 quilômetros para os amantes de longas distâncias, os 38 para quem sonha com uma experiência emocionante, todos os 12 para aqueles que se desafiam.

≪O percurso de 70 quilômetros – explicou Marco De Gasperi, na função de diretor de prova – é o mais bonito: uma prova com queda de cinco mil metros para quem gosta de ultratrail, especialidade em plena expansão na Itália e no exterior. A prova organizada no ano passado com alguns atletas permitiu-nos verificar as dificuldades logísticas e afinar a organização.

Estão reunidas as condições para aspirar a uma competição de nível absoluto que contará com a participação de grandes atletas, italianos e estrangeiros≫. Foi o próprio De Gasperi quem antecipou os primeiros nomes, enquanto aguarda outras confirmações nos próximos dias: para o ultratrail Franco Collé, vencedor de três Tor des Géants du Val d’Aoste, o português Andres Lopez, Giuditta Turini, campeão italiano de Trail são esperado. . , Elisa Desco, Adriano Sacher e o português Helio Fumo.

Ambos os dias começarão na manhã de sexta-feira, 5 de agosto, com a distribuição de babetes e babetes na Piazza della Chiesa, das 10h às 19h. O briefing técnico oficial está marcado para as 18h. curso longo, terá início às 5h, no dia 38, o curso médio, às 7h30, no dia 12, o curso curto, às 8h30. A premiação acontecerá às 15h para os cursos médio e curto, às 19h para o longo.

À tarde, será montado um espaço para a animação das crianças, famílias e acompanhantes dos atletas e a celebração prosseguirá com um jantar e uma noite musical. Para os organizadores, os momentos de agregação são fundamentais: a partilha e a troca, durante a corrida para os espectadores e depois para os atletas, representam um aspecto sobre o qual tem apostado o empenho dos organizadores. Será uma grande festa que envolverá todo o país.

O Trilho Valgrosina pode contar com o apoio de entidades públicas e empresas privadas: Câmara Municipal de Grosio, Província e Bim, Karpos, Scarpa, Namedsport. A Swarovski Optik optou por associar sua marca à de eventos encontrando uma harmonia de valores no compromisso de proteger a natureza e preservar a biodiversidade.