Varenna recebe alunos do projeto Erasmus +

O projeto Erasmus+ também desembarcou em Varenna: no sábado, 22 de outubro, oito rapazes de 14 anos da ilha grega de Lemnos, acompanhados pelos seus professores e dois representantes portugueses da cidade de Viana do Alentejo, foram recebidos pelos seus pares de Varenna , acompanhado pelo vereador Eleanor Bordolino âmbito do projeto europeu “Open Air Green Sport”, integrado no programa Erasmus+.

Erasmus +, um projeto para promover intercâmbios culturais

O projeto conta com a participação, da parte italiana, com Varenna, dos municípios de Bellano, Menaggio e Tremezzina. “Open Air Green Sport” oferece um intercâmbio cultural para jovens de toda a Europa, com foco na proteção e conscientização ambiental e na luta contra as mudanças climáticas.

A primeira reunião aconteceu no Lario de 19 a 23 de outubro. Em particular, no sábado 22, os meninos gregos puderam visitar o Museu Ornitológico de Scanagatta, onde puderam observar a extraordinária biodiversidade da avifauna do território. Saudações com o prefeito de Varenna seguiram Mauro Manzoni e almoço na sala multiuso, depois saída para Bellano, seguindo o caminho do viajante, para uma excursão repleta de atividades para desenvolver a sensibilidade e a consciência ambiental. O fim de semana terminou com uma visita a Bellano e ao Orrido da Ribeira Pioverna, terminando com um jantar de convívio no Biosio, oportunidade de despedida e marcação
para 2023.

Com efeito, o projeto terá continuidade no próximo ano e em 2024, e verá crianças dos municípios participantes no projeto viajarem e conhecerem os seus pares gregos e portugueses de Lemnos e Viana do Alentejo.