Veja como a Copa do Mundo está impulsionando a tecnologia no Catar

O ecossistema de startups no Catar está crescendo rapidamente, apoiado pelo QSTP, sigla que significa Qatar Science Technology Park, a primeira zona franca do país. A organização da Copa do Mundo, que será realizada no próximo inverno e da qual infelizmente a Itália não participará, ajudou a dar um impulso à inovação tecnológica, o que permitiu que as inovações do Parque Científico e Tecnológico do Catar fossem lançadas no cenário internacional.

Os projetos mais interessantes

ViaVii permite que os visitantes da Copa do Mundo escolham entre centenas de experiências para fazer no país (atualmente são 46, mas isso se expandirá nos próximos meses). A ViaVii nasceu na Jordânia, mas foi incubada pela QSTP para oferecer aos viajantes uma experiência “mais significativa”. A plataforma conecta pessoas com quem oferece a experiência, possibilita pagamentos e se concentra principalmente em experiências no mundo árabe. ViaVii é uma das startups que venceu a licitação Desafio 22. O programa investe em projetos que melhoram a experiência do jogo de futebol por meio de inovação e tecnologia e busca soluções que possam melhorar a experiência e acessibilidade dos torcedores no Catar.

EMMA é o sistema de gestão aprimorado por inteligência artificial que otimiza o consumo de energia do aeroporto: está ativo no Aeroporto Internacional Hamad, em Doha, onde são esperados mais de 2 milhões de visitantes só para a Copa do Mundo (o país receberá mais turistas em um mês do que teve em toda a sua história). O Catar está construindo muita infraestrutura, desde o metrô autônomo, com design luxuoso, até prédios inteligentes, que vão receber turistas.

SkyStruct é o sistema que permite coordenar todas as partes da construção de um novo edifício, desde o planejamento até a gestão contábil.

Skora é bastante atuante no setor de tecnologia esportiva: é um aplicativo desenvolvido no Catar que torna as carreiras dos jogadores de futebol mais inclusivas, especialmente em contextos marginais como os do mundo árabe. A inteligência artificial do aplicativo ajuda jogadores de futebol promissores a se conectarem com promotores e pessoas-chave no mundo do futebol.

Hayfa Al Abdulla, diretora de inovação do Qatar Science & Technology Park (QSTP), explicou que “temos que partir dos desafios que nossa sociedade enfrenta para fornecer soluções e permitir que as startups tenham suas próprias ideias. a próxima copa do mundo de futebol, mas também muita tecnologia.