Verão quente. Mais de 40 graus na Inglaterra e na França. Alerta de saúde. O calor opressivo também na Itália a partir de quarta-feira.

Dias de incêndio na Grã-Bretanha, onde a agência meteorológica emitiu um ‘alerta vermelho’ para temperaturas recordes para hoje e amanhã. Esta é a primeira vez que isso acontece. E pela primeira vez na história, o termômetro do Reino Unido pode atingir 40 graus agora. A temperatura mais alta registrada até agora foi de 38,7 graus Celsius em Cambridge em 2019. O Met Office previu que Londres poderia ter altas de 38 graus Celsius hoje. Isso significa que a capital britânica será mais quente que Nassau nas Bahamas (32°C), Kingston na Jamaica (33°C), Málaga na Espanha (28°C), Atenas na Grécia (35°C), Albufeira em Portugal (28°C) e Dakhla, no Saara Ocidental. As companhias ferroviárias britânicas recomendam viajar apenas quando necessário, levando consigo os entusiastas da água e das viagens.

No fim de semana passado, muitos britânicos se reuniram no mar, reunindo-se nas praias do sul da ilha para vencer a excepcional onda de calor. Aqueles que ficaram na cidade tiveram que se contentar em encontrar uma maneira de manter a calma. Em Londres, aqueles que queriam desafiar as temperaturas inusitadas tentavam tomar sol nos gramados dos parques da cidade, irreconhecíveis devido à grama seca e amarelada devido à estação extremamente quente e seca. Uma situação alarmante também pelo risco de incêndios.

Desde o início do mês passado até 12 de julho, relata a BBC, os bombeiros em Londres tiveram que lidar com mais de 800 incêndios. A Brigada de Bombeiros de Londres (LFB) relatou 816 incêndios que devastaram gramados, canais e vegetação ribeirinha, arbustos, parques, playgrounds, terras agrícolas e florestas. Antecipando as condições extremas de calor, o LFB pediu às pessoas que não fizessem churrasco na grama ou nas varandas. “Churrascar na grama seca”, diz um porta-voz do corpo de bombeiros, “é imprudente e pode facilmente causar um incêndio muito grave, danificando a área circundante e colocando em risco propriedades próximas”. Nos principais parques de Londres, como St James, Greenwich e Regent’s Park, os churrascos são proibidos, mas os dados do LFB mostram que nas últimas seis semanas 70 dos incêndios ocorridos nos parques foram causados ​​por churrascos.

Demonstrando como as áreas urbanas da Inglaterra enfrentam desafios únicos no calor extremo, a London Transport Authority alertou contra a redução do serviço nas linhas ferroviárias de superfície devido a preocupações com o impacto do calor na infraestrutura ferroviária. O governo do Reino Unido emitiu um alerta de ‘emergência nacional’ e a rede do metrô de Londres impôs restrições temporárias de velocidade para segunda e terça-feira, o que significa que o serviço será reduzido e as viagens serão mais longas do que o normal e instou os passageiros a viajar apenas se for essencial.

“Ainda não é a semana mais quente. Um ar tórrido varreu a Espanha, a França e a Inglaterra naqueles primeiros dias. No entanto, a partir de quinta-feira eles chegarão calor e calor em toda a Itália“. Dizer que é Costanza Bartucca, meteorologista da Rai Meteo, que analisa os dados para os próximos dias. Embora a percepção de calor, principalmente nas grandes cidades, seja muito forte, o pico será no próximo final de semana. A onda de calor mudou desde quinta-feira. Correntes quentes chegarão da Argélia que invadirão diretamente a Itália, sem antes tocar a Península Ibérica. Enquanto a média sazonal para julho está em torno de 30-33 graus Celsius, as temperaturas subirão para 40 e além, com um crescendo a partir de quinta-feira, 21 de julho.

ITÁLIA

Os valores máximos levarão a picos de 39-41 graus em cidades como Milão, Bolonha, Florença, Roma. E se você suar muito durante o dia, o clima ficará ainda pior à noite, quando as temperaturas até pelo menos 23h chegarão a 30 graus em muitas cidades do norte e da Toscana.

Entrando nos detalhes dos dados processados ​​por Costanza Bartucca, ele nos espera por hoje
uma média de temperaturas variando de 36 a 38 graus na Itália central, com picos localizados de 39-40 graus, apenas em certas áreas das planícies interiores do Lácio, Úmbria e Toscana. Por outro lado, a Sicília ou a costa do Adriático são mais frias.

Amanhã haverá uma ligeira alteração no tempo que vai atenuar o calor, pelo menos até quarta-feira, com uma queda de alguns graus. Mesmo que, ao longo da costa, onde as temperaturas são geralmente mais baixas, a humidade aumente o que faz sentir mais o calor, numa situação de anticiclone que por si só não permite a ventilação. O calor persiste nas montanhas, com temperaturas chegando a 26 graus a 1.500 metros acima do nível do mar. Muitas cidades no centro da Itália se aproximarão do “ponto vermelho” dos registros sazonais no final de semana.

Finalmente, a seca que não beneficia locais e chuvas curtas continua entre hoje e amanhã em partes do Piemonte, Lácio, Abruzzo, Campânia e Basilicata.