“Vida boa e barata”. Mais e mais americanos são atraídos para a Europa

AGI – Incapazes de pagar o tipo de casa que desejam nas cidades em que desejam morar, como São Francisco e Nova York, Americanos “se mudam para o sul da Europa em números significativos”, escreve o New York Times. A principal razão? Eles são atraídos pelo “clima ameno e pelo baixo custo de vida, potencializado pela força do dólar”.

Assim, eles dizem que estão inclinados a trocar um estilo de vida fortemente dependente do carro pela possibilidade de viver em uma movimentada cidade europeia “barato”, porque o que é barato para os americanos é absolutamente caro para os europeus do sul. “cujo salário médio é significativamente abaixo dos salários americanos”, informa o jornal.

De facto, não é por acaso que existe na Europa uma geração em que mais de 90% das pessoas com menos de 35 anos “ainda vivem em casa” com os pais. Escassez de aluguéis, preços altos, mercados distorcidos Airbnb e investimentos imobiliários corporativos complicam as coisas.

Analisa o jornal: “O aumento do investimento estrangeiro não é acidental. Portugal, Espanha e Grécia têm cortejado empresas e estrangeiros ricos, na esperança de atrair talentos, fortalecer suas economias e estimular o desenvolvimento. Portugal e Espanha introduziram recentemente vistos de nômade digital que permitem que teletrabalhadores vivam no país durante muito tempo, como também acontece na Grécia.

Em Espanha, as vendas de casas a americanos aumentaram 88% entre o primeiro semestre de 2019 e o primeiro semestre de 2022. Até porque os americanos “estão entre os que mais estão dispostos a gastar por metro quadrado, só superados pelos dinamarqueses”, segundo dados do governo espanhol. E estatísticas em mãos, em 2022, “quase 10.000 cidadãos americanos viviam em Portugal, com um aumento de 239% face a 2017”, segundo dados fornecidos pelo governo português.

Em suma, de acordo com o New York Times, finalmente “Americanos que criaram raízes na Europa eles vivem uma vida em que o clima é bom, os almoços são mais longos e para o idioma eles podem se virar facilmente com um aplicativo de tradução e um punhado de frases familiares”. No entanto, mesmo em Atenas, os preços das casas aumentaram 13% no terceiro trimestre de 2022 em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo o Banco da Grécia.

E os americanos demonstraram interesse crescente no programa simplificado de vistos da Grécia: aplicações aumentaram 740% entre 2020 e 2021, de acordo com a empresa de investimentos Astons. E em Lisboa, a renda média de um apartamento de dois quartos, de 1.700 euros mensais em fevereiro, subiu 39% face ao ano anterior, e o preço médio de venda de um apartamento de dois quartos subiu 10% para 457.730 euros, de acordo com a empresa de dados imobiliários Casafari. Na Europa, também tornará a vida melhor e custará menos, mas agora a “gentifricação” está em alta.

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."