Weir lidera a Itália em triunfo. Estrela de Kambundji, recorde mundial de Thiam, show de Pichardo – OA Sport

Em Istambul (Turquia) foram atribuídas as primeiras medalhas nos Campeonatos Europeus de Indoor Atletismo 2023. Itália triunfou no arremesso de peso graças ao selvagem Zane Weir, autor de um remate a 22,06 metros. Wood para Nadia Battocletti nos 3000 metros, Pietro Arese e Tobia Bocchi não conseguiram chegar ao pódio entre os 1500 metros e o salto triplo. Destaque para o recorde mundial do pentatlo assinado pelo belga Nafi Thiam.

FINAL

60 METROS (FEMININO). Mujinga Kambundji decolou como um foguete e dominou amplamente a corrida, triunfando como Campeão do Mundo nesta especialidade. A suíça venceu em 7,00 (igualando o recorde do campeonato) à frente da polaca Ewa Swoboda (7,09) e do britânico Daryll Neita (7,12).

Arremesso de peso (MASC). A Itália comemora com seu titã: Zane Weir ele colocou a medalha de ouro no pescoço com uma lateral de 22,06 metros. Novo recorde indoor italiano, primeiro voo acima da barreira de 22m de sua carreira. Sucesso peremptório do ítalo-sul-africano, que bateu o checo Tomas Stanek (21,90) e o ucraniano Roman Kokoshko (21,84). Você é péssimo para Leonardo Fabbri.

Atletismo, VOCÊ É UM TITÃ! Zane Weir Campeão europeu, lateral colossal: 22s06 e recorde italiano no arremesso de peso!

3000 METROS (FEMININO). O tão esperado derby alemão pela vitória termina com um epílogo inesperado: Hanna Klein vence em 8m35s87 à frente da mais credenciada Konstanze Klosterhalfen (8:36.50). O bronze ficou atrás da britânica Melissa Courtney-Bryant (8min41s96), enquanto Nadia Battocletti terminou em quarto lugar (8min44s96). Ludovica Cavalli em nono com 8m53s97.

1500 METROS (homens). A Itália esperava o golpe de Pietro Arese, que no entanto não conseguiu acompanhar os grandes nomes na luta pelas medalhas. A azul terminou no quinto lugar (3:38.91) na prova vencida pela norueguesa Jakob Ingebrigtsen (3:33,95). O campeão olímpico, mundial e europeu venceu na frente do britânico Neil Gourley (3m34s23) e do francês Azeddine Habz (3m35s39).

SALTO TRIPLO (MASC.). Pedro Picardo ele iluminou o que de outra forma seria modesto final do salto triplo no Campeonato Europeu Indoor Atletismo 2023. O campeão olímpico e mundial se tornou protagonista de um belo salto de 17,60 metros, melhor desempenho mundial sazonal para validar ainda mais um triunfo já dado como certo no dia anterior. O português de origem cubana (concorre pelo novo país desde 2019) defendeu o título continental conquistado há dois anos antes da apoteose em Tóquio.

O jogador de 29 anos estava a mais de um metro do grego Nikolaos Andrikopoulos (16.589 e o alemão Max Hess (16.57). Bastaram passos modestos para subir ao pódio e estiveram bem ao alcance do nosso Tobia Bocchique no entanto não conseguiu ultrapassar os 16,39 metros e teve de se contentar com o sexto lugar atrás do outro português Tiago Pereira (16,51) e do azeri Nazim Babayev (16,50).

PENTATLO. Nafissatou Thiam estabeleceu o novo recorde mundial, conseguindo triunfar com 5.055 pontos, superando em 42 distâncias o que a ucraniana Natalya Dobrynska fez há onze anos em Istambul. A bicampeã olímpica e mundial de heptatlo conseguiu levar a melhor sobre a feroz polonesa Adrianna Sulek, que não precisou quebrar o antigo recorde mundial (5,014) para ir além da prata. A outra belga Noor Vidts completa o pódio (4.823), a nossa Suábio Gerevini ele terminou na oitava posição (4.363).

Arremesso de peso (mulheres). Esplêndido solo do cotado português Auriol Dongmo, que triunfa com um ombro de 19,76 metros (melhor desempenho europeu da temporada). Atrás da lusitana ficaram a alemã Sara Gambetta (18,83) e a sueca Fanny Roos (18,42).

QUALIFICAÇÕES E BATERIAS

SALTO EM ALTA (MASC.). Apenas quatro atletas ultrapassaram 2,19 metros na primeira tentativa: o holandês Douwe Amels, o belga Thomas Carmoy, o polonês Norbert Kobielski, o ucraniano Andrii Protsenko. Os Azuis Christian Falocchi e Marco Fassinotti garantiram a passagem para a final com emoção, superando 2,19 na terceira rodada, assim como o suíço Loic Gasch e o alemão Tobias Potye. Havia grande expectativa para Stefano Sutilque após os 2.08 iniciais não ultrapassa um modesto 2.14 e fecha na décima sétima posição

400 METROS (MASC). o favorito Karsten Warholm estabeleceu o tempo mais rápido na semifinal. O norueguês assina 45,33, deixando para trás o sueco Carl Bengtstroem (45,77), o belga Julien Watrin (45,82) e o espanhol Oscar Husillos (45,86).

400 METROS (FEMININO). Caminhada pela saúde do recordista mundial Femke Bol. A holandesa fecha com o quarto tempo da geral (52,19) ao vencer a meia-final à frente da austríaca Susanne Gogl-Walli (52,40). Na outra série, a melhor foi a holandesa Lieke Klaver (51,43) à frente da polaca Anna Kielbasinska (51,67) e da checa Lada Vondrova (52,12). Alice Mangione sexto da primeira bateria em 53s66.

Foto: FIDAL/Colombo

Leia todas as notícias de hoje na OA Sport

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."