WRC, Rally da Sardenha: quem são os favoritos? Apresentação e encontro sobre Sky Sport

A quinta rodada do World Championship Series já se transformou em um ponto de virada para a luta pelo título. Uma espécie de última chamada para quem quer se atualizar com o atual líder indiscutível da série: Kalle Rovanpera. Rally da Sardenha está ao vivo na Sky Sport Action

Chegou a hora de Rali da Itália. Você entra em Sardenhaterra do rally e do WRC desde 2004. É feito depois de uma série impressionante de três vitórias consecutivas de Kallé Rovanpera, na neve (Suécia), asfalto (Croácia) e terra (Portugal). Isso não acontecia desde 2018: foi então Ott Tanak quem assinou o hat-trick. “Sabia que este ano poderia ter lutado pelo título, mas não esperava ter tanta vantagem nesta fase do campeonato. », disse Rovanpera. Um 3 seguido, o da Toyota milenar, que transforma a ilha dos quatro mouros no teatro de um desafio que já pode dizer muito sobre o destino deste campeonato: se o Rovanpera voltasse a vencer, para muitos seria o fim do sonho do campeonato mundial. No papel, no entanto, a Sardenha vem em auxílio daqueles que querem recuperar a vantagem. O finlandês terá que liderar o caminho e, diante de estradas de terra empoeiradas e previsões de tempo seco, suas chances de vitória são reduzidas a um piscar de olhos. Então vamos descobrir quem tem as melhores cartas para subir ao topo do pódio em Alghero.

Surdos e companheiros

O favorito número um é Dani Sordo. O espanhol tem um sentimento especialmente com a Sardenha, onde venceu duas das últimas três edições. Este fim de semana contará com sua enorme viver nestas estradas (é a 14ª aparição na Sardenha) e numa posicão inicial extremamente vantajosa no dia de abertura da prova – tal como nas edições vencedoras. Além disso, acaba de regressar do pódio para a sua primeira aparição com o i20 Rally1: um resultado que põe à prova as suas excelentes sensações com o carro. “Correr duas corridas em rápida sucessão é muito difícil, pois estive fora por um tempo, mas estou muito motivado. »diz Sordo. “Na Sardenha sinto-me confortável. Adoro as estradas e a ilha. No ano passado não tivemos muita sorte: cometi um pequeno erro e estamos fora da estrada. Mas no ano anterior fomos competitivos e espero que este ano seja o mesmo.”. A competitividade da Hyundai continua sendo o verdadeiro calcanhar de Aquiles do espanhol e seus renomados companheiros de equipe. Se as falhas permitirem, Neuville e Tanak também estarão lá.

O belga tem 7 pódios gerais na Sardenha, incluindo 2 sucessos. Ele é o primeiro perseguidor do campeonato de Rovanpera, ele provou ser indomável mesmo diante dos problemas técnicos contínuos do carro e é o único que demonstrou com continuidade tenha o a rapidez para poder desafiar o finlandês. O estoniano, que venceu aqui em 2017, está agora em quarto lugar no campeonato, mas a 69 pontos do topo. Precisa de um concurso para arrogante como o que ele jogou no ano passado, antes de desistir após um chute de pedra no segundo passe de “Monte Lerno”. Ambos devem vencer, mas também encontrar Confiar em na equipa e no carro dadas as declarações mordazes publicadas depois de Portugal.

Evans e Breen

Se é verdade que as estatísticas sorriem para os homens da Hyundai, o mesmo não se pode dizer dos outros dois grandes favoritos da chermesse da Sardenha: Evans e Breen. Os dois estão praticamente empatados na classificação de pilotos (36 e 34 pontos respectivamente), mas já estão muito atrás do líder Rovanpera. É por isso que eles têm que vencer na Sardenha. Elfyn Evans nunca teve uma boa relação com as estradas de terra estreitas e rochosas da Sardenha. Tanto que em 9 aparições conquistou apenas um pódio e nenhuma vitória. Para o galês, a única carta vencedora possível será a motivação querer voltar à luta pelo título e provar que é o piloto número um da Toyota. Para apoiá-lo, terá um Yaris que apareceu em grande forma em Portugal.

Também Craig Breen pode contar com um carro extremamente eficiente tipo, como o Ford Puma Rally1, e também numa posição de partida favorável. Em uma corrida repleta de armadilhas e onde é tão fácil morrer consistência e a capacidade de ler a corrida pode ser decisiva. É por isso que a Sardenha pode ser palco de sua primeira vitória no campeonato mundial, apesar de estar em sua primeira temporada em tempo integral no WRC. Uma vitória com a qual o irlandês sonhava desde criança e que silenciaria as fofocas que não acham que o platô Ford está à altura quando Loeb não está correndo.

Rally d’Italia Sardegna ao vivo na Sky Sport Action (canal 206)

quinta-feira, 2 de junho

18h00 – SS 1 “Olbia – Cabu Abbas”

sábado, 4 de junho