30 de setembro é a Noite dos Investigadores Europeus

No dia 30 de setembro, à noite, por que não fazer um passeio pelo museu ou pelas universidades? Também este ano o compromisso com os retornos Noite dos Pesquisadorespromovido como todos os anos pela Comissão Europeia eESA que participa desta iniciativa como parte do consórcio Frascati Scienza.

Resumidamente, uma oportunidade única de conhecer de perto cientistas e pesquisadores e entender melhor a ciência através dos laboratórios, demonstrações científicas ao vivo, exposições e visitas guiadas, conferências e seminários informativos, espectáculos, concertos e espectáculos artísticos também dedicados a rapazes e raparigas dos 8 aos 13 anos.

Pesquisadores fazem do mundo um lugar melhor, ou quase

Os pesquisadores, sabemos, estão trabalhando para melhorar quase todos os aspectos de nossas vidas diárias: da comida que comemos aos remédios que tomamos, do transporte às comunicações, à proteção do meio ambiente, da escola e até do Jogo.

Resumindo, você vai entender, a lista de coisas que preocupam cientistas e pesquisadores é interminável!

O programa com pesquisadores na Itália

Os temas que serão desenvolvidos na Itália são oito e dizem respeito a muitas cidades do país.

• noites azuis: oficinas, atividades e debates focados no uso sustentável do nosso mar e oceano.
  • PENSE NISSO é um dos projetos italianos apoiados pela Comissão Europeia em 2022 e 2023, e traz a Noite Europeia dos Investigadores a Bolonha, Cesena, Forlì e Predappio, Ravenna, Rimini e Ferrara! Este ano, ele quer lançar um convite a todos para que mudem suas perspectivas e revejam seus conhecimentos sobre o mundo. A Noite Europeia dos Investigadores é uma oportunidade para sair dos padrões habituais e explorar novos pontos de vista.
  • noite luminosa: vem da união da sigla de “Pesquisadores brilhantes impactam o crescimento, a saúde e a confiança na pesquisa“(Pesquisadores talentosos impactam o crescimento, a saúde e a confiança da pesquisa) com a palavra noite: uma ‘noite brilhante’ para a energia da pesquisa e a paixão do pesquisador.
  • RUAS: Um sem fim de eventos e atividades de divulgação e comunicação científica que percorrerão as ruas e praças de diferentes cidades da Campânia e do sul do Lácio, juntamente com outros 7 projetos na Itália e muitos mais em toda a Europa.
  • FOLHACURANDO O FUTURO DO PLANETA (“Cuide do futuro do planeta”) acontecerá na Frascati Scienza e entre os temas abordados: do campo à mesa, biodiversidade, economia circular, poluição zero, mobilidade inteligente e sustentável… diferentes faixas etárias: crianças de 3 a 11 anos se tornarão “Pequenos Pesquisadores”, enquanto as de 11 a 19 anos desempenharão o papel de “Jovens Pesquisadores”.
  • SuperScienceMe e o recurso inesgotável da ciência. As edições de 2022 e 2023 da Noite Europeia dos Investigadores da Calábria e da Basilicata pretendem aproximar as novas gerações das disciplinas científicas.
  • AFIADO Isso significa COMPARTILHANDO a paixão dos pesquisadores por roteiros aprimorados e visa envolver todos os cidadãos na descoberta da profissão de investigador e do papel que os investigadores desempenham na construção do futuro da sociedade através da investigação do mundo com base em factos, observações e capacidade de adaptação e interpretação social e social cada vez mais complexa e em constante mudança. contextos culturais. Será realizado nas cidades de Ancona, Cagliari, Camerino, Catania, Gênova, L’Aquila, Macerata, Nuoro, Palermo, Pavia, Perugia, Sassari, Terni e Trieste.
  • U-noite é um evento que envolve investigadores de Itália, Roménia, França e Portugal com o objetivo de reforçar o diálogo entre os cidadãos e a ciência, participando ativamente nas iniciativas sociais mais relevantes como adaptação às alterações climáticas, investigação para a saúde, cidades inteligentes, oceanos e mares saudáveis, águas costeiras e interiores, solos e alimentos saudáveis, património cultural.

O programa com o ESA

ESA Descubra ao vivo Uma espetacular parede de LED no Great Hall catapultará os participantes para o mundo do espaço descrito pela narração ao vivo, através da nova plataforma interativa Discover ESA Live.

Evento com o astronauta da ESA Luca Parmitano

No Great Hall, a partir das 17h00 CEST, oradores e painelistas, incluindo o astronauta da ESA Luca Parmitano, discutirão a importância do espaço nas nossas vidas diárias.

Observações astronômicas e lançamentos de foguetes

Os visitantes também terão a oportunidade de observar o céu de setembro do Terrazza Uliveto, com os poderosos telescópios da ATA.

Centro Multimídia de Observação da Terra

Outra grande atração será a possibilidade de visitar o Experiência Phio passo a passo de Memorabilia e Missões de Patrimônio.

Haverá oficinas educativas

Oficinas práticas dará a meninos e meninas de 8 a 13 anos a chance de dirigir seu próprio rover lunar, descubra os materiais das naves espaciais e conheça a fluorescência do clorofilina das plantas e sua importância no monitoramento da saúde do planeta.

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."