9 e 10 de maio: arquitetura na Europa, duas conferências internacionais

Parma, 5 de maio de 2023 – O Departamento de Engenharia e Arquitetura da Universidade de Parma organiza nos dias 9 e 10 de maio duas conferências com convidados internacionais. A iniciativa, que se insere nas atividades de formação doutoral do Departamento, divide-se em dois dias de divulgação científica aberto a estudantes, pesquisadores, profissionais e público interessado: o primeiro oferece uma reflexão sobre a pesquisa em design que questiona a relação entre o tecido urbano e os arranjos estruturais; no segundo uma investigação sobre as relações entre mestres e alunos da “Scuola di Porto” identificando percursos comuns e exercícios de descontinuidade.

O responsável científico dos dois encontros, que terão lugar no Campus Científico e Tecnológico (Pleso Aule delle Scienze) é Dario Costiprofessor de composição arquitetônica e urbana na Universidade de Parma.

Terça-feira, 9 de maio, às 14h30. o seminário Projeto Urbano I Cidade possível. Explore a alma e a estrutura dos lugares (editado por Emanuele Ortolan) propõe uma reflexão a partir da crise da lógica de implantação urbana que tem levado a cidade contemporânea a uma progressiva perda de relações entre os bens estruturantes e o tecido urbano, bem como a um apagamento das relações com o contexto territorial envolvente. Este cenário traduz-se em duas frentes: uma atesta a ausência de ligação constitutiva entre a dimensão infraestrutural e o sistema habitacional, a outra atesta a ausência de identidade dos lugares induzida pelas transformações urbanas concebidas como operações arquitetónicas individuais sem um longo visão de longo prazo e desconectado de uma perspectiva global.
A conferência pretende dar uma imagem das condições existentes e das ações empreendidas em algumas cidades italianas e europeias, apresentando projetos arquitetônicos em escala urbana capazes de dar respostas concretas aos aspectos estruturais da cidade contemporânea. Com efeito, os projectos e as investigações reflectem sobre a dimensão organizativa do tecido urbano e dos territórios, mantendo-se unidos por uma abordagem metodológica que, através da arquitectura, pretende revelar a identidade dos lugares e encontrar a sua estruturação, sintetizando as contradições, as questões, os territórios estratégias, as ferramentas e os atores envolvidos, as escolhas político-administrativas e por vezes a sua ausência.

Conexões para acompanhar o evento remotamente.

Quarta-feira, 10 de maio, às 14h. o segundo seminário, Genealogia e notícias de uma escola no Porto. A (des)continuidade do projeto (organização de Andrea Fanfoni), propõe-se como momento de reflexão sobre o contexto cultural que animou a Escola de Arquitetura do Porto e como observatório das mais recentes experiências de projeto e ensino através dos testemunhos de dois arquitetos/professores portuenses. O seminário pretende prosseguir a investigação destinada a identificar nas práticas autónomas as características comuns legadas pelo reconhecido método pedagógico da “Escola”, mas também a identificar as descontinuidades e as novas tendências induzidas por linhas de investigação renovadas que se interessam por soluções, experiências e sensibilidades afastadas de Portugal. O programa é dividido em três seções. Nas três primeiras, os pesquisadores realizarão três leituras focalizadas relativas à experiência de transmissão de saberes entre professores e alunos, identificando as diferenças e os elementos de descontinuidade nas relações bilaterais construídas dentro e fora da “Escola”. Na segunda, dois arquitectos portuenses foram convidados a falar da sua relação entre a profissão de arquitecto e o papel dos professores nas duas Faculdades de Arquitectura que representam actualmente o principal legado da “Escola” (Porto e Coimbra). No terceiro, quatro arquitectos e professores italianos trarão um olhar original sobre as experiências, influências e ensinamentos do design atribuíveis ao contexto cultural português que poderá dar um contributo adicional à reflexão para a investigação aberta.

Conexões para acompanhar o evento remotamente.

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."