A paz como princípio educativo, uma escola sem conflito

Um dia inteiramente dedicado à conferência mundial “A paz como princípio educativo, uma escola sem conflitos” com palestrantes internacionais, mesas redondas e workshops, acontecerá no dia 3 de dezembro no centro educacional Giorgio Zanotto da Universidade de Verona.

O evento é organizado pelo European Knowledge Pole – IC Bosco Chiesanuova, uma rede nacional de instituições de ensino, em colaboração com a Universidade de Verona – Departamento de Humanidades, e com Clementoni, no âmbito do projeto europeu Erasmus + KA3 (Apoio para políticas educacionais N°612872-EPP-1-2019-1-IT-EPPKA3-PI-FORWARD – “Robótica contra o bullying” http://www.roboticavsbullismo.net).

Durante o dia, serão discutidos e explorados temas como a escola sem conflitos, a paz com a natureza e a robótica contra o bullying: uma escola sem conflitos é uma escola de princípios e valores onde a colaboração e o respeito pelas identidades e potenciais pessoais se tornam um elemento importante da educação para construir um futuro melhor para todos.

A partir das 8h30, as saudações das autoridades abrirão o evento: discurso da Professora Paola Dusi, da Universidade de Verona – Departamento de Humanidades, da Diretora Geral do Escritório Regional da Escola de Veneto, Carmela Palumbo, da Diretora Técnica da direção escolar regional de Veneto, coordenadora do serviço de inspeção, Laura Donà, do diretor da direção territorial de Verona, Sebastian Amelio, do prefeito de Verona Damiano Tommasi, do conselheiro responsável pelas políticas educacionais e escolares, bibliotecas, edifícios escolas , serviços de saúde e proximidade do município de Verona, Elisa La Paglia, o diretor IC Bosco Chiesanuova, Alessio Perpolli, e finalmente o coordenador da rede do Centro Europeu do Conhecimento, Professor Stefano Cobello.

A partir daí, alternarão palestrantes de diferentes países do mundo que poderão, com sua contribuição e sua experiência, ajudar a escola a se tornar um espaço puro de crescimento para uma sociedade futura mais igualitária, respeitando a diversidade, os valores, os direitos do homem e crescimento infantil. O evento será liderado pelo Professor Donato De Silvestri do Departamento de Humanidades da Universidade de Verona.

A conferência e as oficinas são inteiramente dedicadas à educação para a democracia e a solidariedade: valores importantes e a base da convivência civil entre povos e pessoas que, especialmente hoje, em uma sociedade cada vez mais individualizada e egoísta, precisam reintegrar a ética e o ser humano bagagem de cada um.

Muitos países participantes europeus e não europeus veem, além da Itália, Espanha, Portugal, Polônia, Romênia, Macedônia do Norte, Turquia, Brasil, Peru, Índia, Reino Unido, Noruega, Grécia, Eslovênia, Lituânia, Letônia, Suíça, Marrocos, Uruguai , Bulgária.

As mesas redondas e workshops, bem como a conferência, são gratuitas e abertas a todos dentro do limite de lugares disponíveis, mas a inscrição é obrigatória.

Para informações, o programa e o link para se inscrever: https://www.europole.org/coniliazione2022/

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."