o plano de descarbonização

Durante o dia de COP27 dedicado à descarbonetaçãona sexta-feira, 11 de novembro, um grupo de estados que representam metade do PIB mundial lançou o chamado “Programa de recuperação“, O programa inovador, ou um plano de ação de 12 meses para reduzir as emissões e ajudar a tornar as tecnologias limpas mais baratas e mais acessíveis em todos os lugares.

o pacote apresentado em Sharm el-Sheikh prevê medidas específicas relacionadas com 5 setores-chave que produzem mais da metade das emissões globais de gases de efeito estufa, responsável pelo aumento das temperaturas no planeta. Além da descarbonização – objetivo principal da agenda – as medidas também visam reduzir os custos dePoderoso e melhorar o segurança alimentar. Em particular, a agenda abrange:

• produção de eletricidade,
  • transporte de caminhão,
  • aço,
  • hidrogênio,
  • agricultura.

No próximo ano, os setores de construção e cimento também serão adicionados a esses setores.

As medidas previstas

As ações identificadas como prioritárias no plano de descarbonização incluem:

• Desenvolver definições comuns para aço, hidrogênio e baterias sustentáveis emissões baixas e próximas de zero para ajudar a orientar bilhões de euros em investimento, abastecimento e comércio, garantindo credibilidade e transparência.
  • Acelerar a disseminação de projetos infra-estrutural incluindo pelo menos 50 instalações industriais de grande escala com emissão zero, pelo menos 100 “vales de hidrogênio” e um conjunto de grandes projetos de infraestrutura para redes elétricas internacionais.
  • Defina uma data como meta comum para eliminar gradualmente carros e veículos poluentes, de acordo com o acordo de Paris: o prazo deve ser fixado em 2035 para os países mais ricos e 2040 para os demais.
  • Estimular a demanda global por bens industriais “verdes”.
  • Para reforçar assistência financeira e tecnológica países em desenvolvimento e mercados emergentes para apoiar sua transição ecológica.
  • Impulsionar investimentos em pesquisa e desenvolvimento emagricultura para enfrentar os desafios deinsegurança alimentardo mudanças climáticas ele nasceu em degradação ambiental.

47 países membros, incluindo a Itália

Entre as nações que se comprometeram com a agenda “rotativa” apresentada na COP27, há também Itália, com os demais países europeus, o G7 e além: Austrália; Áustria; Azerbaijão; Bélgica; Camboja; Canadá; Chile; China; Comissão Europeia; Dinamarca; Egito; Emirados Árabes Unidos; Finlândia, França, Alemanha; Japão; Guiné-Bissau; Índia; Irlanda; Israel; Quênia; Letônia; Lituânia; Luxemburgo; Macedônia do Norte, Malta; Marrocos; Mauritânia; Namíbia; Nova Zelândia; Nigéria; Noruega; Holanda; Panamá; Portugal; República da Coreia; Senegal; Sérvia; Eslováquia; Espanha; Suécia; Peru; REINO UNIDO; Os Estados Unidos da América; Vaticano.

É possível e desejável que no futuro outras nações também se unam ao compromisso.

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."