Seleção nacional do Fou de futebol desafia Senegal

A partida faz parte do movimento internacional Dream World Cup, campeonato mundial de futebol de 5 para pessoas com problemas de saúde mental. O projeto para combater a estigmatização da doença e promover o futebol como ferramenta terapêutica em programas de cuidados psiquiátricos integrados nasceu em Itália e em 2018 contou com a presença em Roma de 9 seleções de 3 continentes.

Os “azzurri” da selecção nacional Crazy for Football vão ao encontro dos jogadores senegaleses do Football Therapy, que não tinham tido oportunidade de participar no mundial de 2018 por falta de meios, e vão poder cumprir a “louca” promessa, feita depois de ter conquistado o título, realizar esse sonho graças ao apoio da Rai for Sustainability e da FIGC.

A delegação senegalesa, composta por 10 jogadores e 5 funcionários, será chefiada por Malik Biteye, cuidador formado em Turim e que regressou ao Senegal para divulgar a cultura psiquiátrica que aprendeu em Itália com o seu mentor Santo Rullo.

Sob a orientação do técnico Enrico Zanchini e do técnico Riccardo Budoni, vários jogadores selecionados nos últimos meses em 5 regiões italianas entre mais de 250 candidatos entrarão em campo pela seleção italiana com a contribuição dos serviços locais de saúde mental, cooperativas e associações. nos sentimos honrados em poder dar nossa contribuição a esta grande aventura esportiva e humana – palavras de Roberto Natale, diretor do “Rai Per la Sostenibilità-ESG -. No desafio Itália-Senegal também há um pouco de serviço público porque um show muito popular do Rai como “I Soliti Ignoti” quis destinar parte dos prêmios ganhos pelos competidores VIP durante a pandemia para Ecos e Crazy for Football. Isso permitiu que o sonho sonhado anos atrás por Santo Rullo e sua extraordinária equipe de sonhadores ganhasse vida. Amamos que o Rai esteja próximo de quem luta diariamente contra o preconceito, pela inclusão, pela solidariedade.”

“O Dream World Cup é um grande exemplo de promoção da saúde mental global, que combina esporte, desestigmatização e construção de redes internacionais”, avalia Angelo Fioritti, presidente do Colégio Nacional de Departamentos de Saúde Mental. para nos definirmos Departamentos de Saúde Mental e não só de Psiquiatria – prosseguiu – precisamos cada vez mais de iniciativas como esta, que multipliquem as oportunidades de saúde, protagonismo e auto-realização, em integração com os necessários caminhos de tratamento que a sociedade civil abre a uma cultura de inclusão , mesmo no esporte. Apoiamos com todas as nossas forças a seleção italiana Crazy for Football, que representa idealmente as centenas de realidades locais que perseguem a promoção da saúde mental através do esporte”.

Inscreva-se no Corriere dello Sport Fantasy Championship: Mister Calcio CUP

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."