100 eventos dedicados à cozinha italiana – Ruminantia – Web Magazine du monde des Ruminants

Um breve passeio pelo Semana da comida italiana em todo o mundo agora em sua sétima edição.

o Semana da comida italiana em todo o mundo é uma iniciativa (na verdade, um conjunto de iniciativas que decorrem durante uma semana de novembro), que retoma os temas desenvolvidos com sucesso pela EXPO Milano 2015 e incluídos na Carta de Milão: qualidade, sustentabilidade, cultura, segurança alimentar, direito à alimentação, educação, identidade, território, biodiversidade. O projeto insere-se no plano de ação de apoio ao setor agroalimentar e à gastronomia italiana contemplado no ato alimentarque é, para todos os efeitos, um documento programático apresentado por MIPAAF em julho de 2015 em nome do governo italiano.

A Semana da Culinária Italiana no Mundo faz parte das atividades previstas no memorando de entendimento para a promoção da culinária italiana de qualidade no exterior, assinado entre MAECI, MIPAAF e MIUR em 15 de março de 2016.

este ano para ele 7ª ediçãoa partir de 14 a 20 de novembro, o tema principal é “convívio, sustentabilidade e inovação: os ingredientes da cozinha italiana para a saúde das pessoas e a proteção do planeta”.

Muitas iniciativas estão ocorrendo em todo o mundo.

começa de região do Lácio com quemarsal organizou, através da Embaixada da Itália e do Instituto Cultural Italiano, numerosos eventos culturais gastronômicos romanos em OsloCapital norueguesa.

Até a Embaixada da Itália, uma Tóquioem colaboração com os órgãos e instituições do sistema italiano em Japãoapresentou um calendário de compromissos para a Semana da cozinha italiana com aproximadamente 40 eventos dedicados.

Na Alemanha, um Berlimuma série de iniciativas será dedicada aos ingredientes da cozinha italiana: um painel pela saúde das pessoas e pela proteção do planeta, intitulado “Agroinovação italiana para a sustentabilidade”, abordará principalmente a agricultura regenerativa.

Dentro Austrália, o instituto de melbourne decidiu dedicar toda a semana a Sicíliacom o tema “Sicília, jardim mediterrâneo” e com eventos sobre a história culinária, botânica e artística da ilha.

Também em Romênia A Italian Food Week Worldwide é cada vez mais oferecida como um momento de reflexão de amplo espectro sobre os aspectos culturais, científicos, tecnológicos e de sustentabilidade ambiental associados à alimentação, nutrição, vinho e alimentação.

Dentro Quêniaem Nairóbi, o programa de eventos terá como objetivo valorizar e promover a cultura culinária italiana e o Feito na Itália.

A participação do ESTADOS UNIDOSonde o Mussarela de Búfala e Presunto de Parma DOPcom nosso amado Pizza, eles serão promotores das tradições culinárias de Bel Paese e do conhecimento do vinho e da comida como uma característica distintiva da identidade italiana.

Dentro PortugalO evento é organizado porEmbaixada da Itália em Lisboa e oferece um rico “menu”. A inauguração na segunda-feira, 14 de novembro, teve por vinho italiano, com prova de vinhos para profissionais do setor. Para a ocasião, foi lançado um concurso para jovens sommeliers portugueses que inclui um estágio na ALMA International Cooking School.

o Espanha para iniciar “Todos os pratos dos Presidentes, título do “menu” com iniciativas que envolverão todos os atores do sistema italiano (Embaixada, Consulado Geral em Barcelona, ​​​​institutos culturais italianos, escritório ICE, escritório ENIT, câmaras de comércio, consulados honorários, escolas) em uma jornada para descobrir os segredos culinários do Quirinal.

Dentro França, A 7ª Semana da Culinária Italiana no Mundo foi inaugurada ontem pelo sindicato dos restaurantes Buon Memory da Embaixada da Itália em Paris. Os cozinheiros de 8 restaurantes Associado aURBR eles conduziram os convidados ao longo de um “Excursão gastronômica e vinícola pela Itáliade norte a sul da península. Em cada etapa, primeiro era oferecido um produto para degustação, depois era apresentado um prato no qual ele era o ingrediente principal.

Próximos eventos um Tunísia comece hoje com a conferência “Cozinhas italianas, identidades mediterrânicas. Um olhar histórico.” do prof. Gabrielle Proglio da Universidade de Ciências Gastronômicas de Pollenzo sobre as influências da culinária italiana no norte da África e no Oriente Médio.

Programação estendida também na Estônia, onde professores e alunos cilentanos do Instituto “Ancel Keys” mostrarão seus dotes culinários diante de seus colegas estonianos, mas acima de tudo promoverão os excelentes produtos DOP e IGP de seu território.

Para o Venezuela o calendário inclui masterclasses e demonstrações culinárias, um curso online dedicado à história e receitas da cozinha italiana, e será dedicado a valorizar as tradições típicas de diferentes regiões: da Sicília à Emilia-Romagna, Puglia, Campania, Lazio e Toscana.

Mas facilidade de uso, sustentabilidade e inovação também estão entre os principais ingredientes das iniciativas promovidas em Tanzâniaparticularmente na capital Dar es Salaam, intitulada “Tipicalidade, uma experiência italiana”.

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."