Ouro com Simone Avondetto e Bronze com Giada Specia no Cross Country

ANADIA (POR): Última jornada do Campeonato da Europa dá 2 medalhas a Itália com o ouro de Simone Avondetto e o bronze de Jade Specia na categoria sub23, especialidade cross-country. Com este sucesso estamos confirmados no 2º lugar no quadro de medalhas atrás da Suíça, mas à frente da Holanda. Pelas 2 medalhas de ouro da Azzurra (Avondetto e Gaia Tormena), 2 pratas (Giorgia Marchet e revezamento por equipes) e uma medalha de bronze para Specia. A estes são adicionados os quartos lugares de Lucrécia Braida, Marco Betteo e Valentina Corvi.

Comecemos pelo título de Avondetto, piemontês de San Secondo di Pinerolo e estudante de Engenharia Mecânica, que hoje manteve a fé no prognóstico que o considerava o favorito. Para ele uma largada controlada e 2 primeiras voltas nas primeiras posições. Ao início da terceira volta iniciou-se a volta a solo do italiano que aos poucos foi assumindo a liderança, conseguindo estabilizar nos 25″.

Em segundo lugar, os britânicos Charlie Albridge que na final se aproximou e fechou em 10″, e o suíço Janis Bauman, às 21″.

“Um grande dia numa corrida difícil. O importante foi fazer logo a diferença. – palavras do novo campeão europeu – Nas últimas 2 voltas mantive a margem que tinha adquirido, ainda que a penúltima volta tenha sido a mais difícil lidar com o cansaço. No entanto, percebi que a diferença não estava fechando. Mantive a vantagem na garra. Ser campeão é uma satisfação enorme e quero dedicar o ouro a todos que estiveram lá durante o processo de preparação . medalha há muito trabalho. Obrigado a todos”.

MULHERES: O evento foi dominado pela Holanda com a dupla Pieterse Washer (1h:12′:29”), 2^ Fem van Empel (+52”) e Specia em 1′:35”. Itália enriquece seu orçamento com o 6º lugar da equipe de Bérgamo Sara Cortinovis. 23^ letizia marzani sofreu um furo na primeira volta.

Foi uma corrida bastante linear com Pieterse já a assumir a liderança na primeira volta, criando uma distância entre ela e as suas rivais que foi aumentando gradualmente.

O italiano Specia também lutou pela prata, mas na volta 4 Van Empel conseguiu ganhar uma margem, segurando-a até a linha de chegada. Entretanto, a italiana verificou o possível regresso da dinamarquesa Sofie Pedersen, que chegou 20” atrás dela.

Depoimentos: Giada Specia mostrou sua alegria logo após a finalização. “O Europeu era um dos meus grandes objectivos para a época. Também era preciso saber gerir os adversários, cerrar os dentes e segurar o regresso do dinamarquês. Para mim é a primeira medalha a este nível. Agradeço aos companheiros que me apoiaram ao longo do caminho, também é graças a eles que consegui.Estou feliz e agora estou ansioso para a Copa do Mundo que acontecerá na França, em Les Getz, no final de agosto com nova motivação. Farei o possível. Estou tranquilo e me preparando com empenho”.

La Bellunaise de Pedavena, que na vida se dedica apenas ao ciclismo, revela um detalhe de sua preparação. “Passei um mês inteiro em Pordoi para me preparar para a altitude. Um grande sacrifício, mas o resultado valeu a pena.”

Sara Cortinovis: “Para mim um 6º lugar tem um significado especial, sou de facto a primeira entre os meus pares. Na terça-feira, fiz o exame final de relações de marketing internacional na Albino”.

O presidente está satisfeito Cordiano Dagnoni que, juntamente com o Conselho Federal, deu especial atenção às grandes rodas que agora respondem com esses sucessos: “O trabalho realizado por esta nova direção no off-road – declara – começa a dar frutos sobretudo nas categorias de base, demonstração de que temos futuro pela frente, por isso o trabalho na base está rendendo frutos e aos seus colaboradores e obrigado também aos clubes desportivos que têm levado os nossos atletas a estes patamares”.

O saldo desta remessa pertence ao CT Mirko Celestino. “Hoje conseguimos fazer o que queríamos. Avondetto é um menino muito sério e não precisávamos de muitas palavras. Ele sabia o que tinha que fazer, então foi assim.”

Amanhã de manhã os Azzurri regressam a Itália com um voo de Lisboa para Malpensa. Os rapazes da pista vão chegar a Anadia.

editado por Pietro Illarietti

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."