YoungMakeGreen, a campanha de mudanças climáticas da Fundação Vodafone está em andamento

No âmbito da campanha #youngmakesgreen, crianças e jovens da Alemanha, Espanha, Hungria, Roménia, Portugal, Turquia, Holanda, Itália, Albânia e Grécia tiveram a oportunidade de desenvolver soluções digitais através de várias iniciativas: são estas.

As consequências das alterações climáticas afetam toda a população, mas são os jovens de hoje e de amanhã que sofrerão o impacto das alterações climáticas. Seu futuro está em jogo e é por isso que o clima ocupa o primeiro lugar entre os problemas a serem resolvidos. Por ocasião da COP27, a Fundação Vodafone quis sensibilizar para a importância de dar aos jovens a oportunidade de terem acesso a ferramentas digitais e de saberem como estas ferramentas podem ajudar a resolver problemas relacionados com a sustentabilidade do seu país. Por meio desse programa, as crianças puderam aprender como a tecnologia é uma das nossas maiores esperanças para a construção de um futuro sustentável.

campanha europeia

No âmbito da campanha #youngmakesgreen, crianças e jovens da Alemanha, Espanha, Hungria, Roménia, Portugal, Turquia, Holanda, Itália, Albânia e Grécia tiveram a oportunidade de desenvolver soluções digitais através de várias iniciativas: desde jogos que ensinam a reciclar, para encontrar soluções para resolver a escassez de água em sua comunidade, para criar um albergue do futuro para responder aos problemas urbanos.

No vídeos de campanha, as crianças e jovens participantes contam como os programas das Fundações Vodafone os ajudam a aprender mais sobre as alterações climáticas e o seu impacto, e como lhes permite utilizar ferramentas digitais e criar soluções para questões de sustentabilidade da sua aldeia. No vídeo, os meninos compartilham seus desejos para o futuro e concluem com um apelo: “É hora de agir”. No âmbito da campanha, a Fundação Vodafone Italia organizou – em colaboração com a Junior Achievement – um hackathon dedicado à sustentabilidade ambiental e ao papel da tecnologia digital na luta contra as alterações climáticas, envolvendo mais de 100 alunos de cinco escolas secundárias da Lombardia. O evento representou a etapa final de um percurso realizado pelos alunos que os envolveu na utilização da app LV8 – o jogo de aprendizagem da Fundação Vodafone.

Fundação Vodafone Itália e LV8

A Fondazione Vodafone Italia criou uma iniciativa para envolver os jovens, mesmo aqueles que ainda não encontraram o seu próprio caminho (os chamados NEETs), em cursos de formação digital certificados que falam a sua língua. Com efeito, com o “jogo de aprendizagem” LV8 (Nível 8), através da experiência do videojogo, as crianças podem adquirir conhecimentos digitais básicos e algumas aplicações. Ao passar dos oito níveis, é possível obter 3 Open Badges e depois acessar cursos gratuitos direcionados e outras oportunidades de treinamento promovidas pelos parceiros LV8. O LV8 intercepta, assim, a hiperconexão e a familiaridade dos jovens com ferramentas e jogos digitais para oferecer-lhes oportunidades de aprimorar suas habilidades. Para se tornarem protagonistas do mundo digital, os jovens devem de fato ter a oportunidade de descobrir as vantagens das tecnologias digitais, de aumentar seu entusiasmo pela digitalização e pela tecnologia.

A Fondazione Vodafone Italia – juntamente com a WeSchool – também lançou recentemente uma nova iniciativa para levar educação de habilidades digitais para as escolas por meio do aplicativo LV8. O projeto envolve alunos de mais de 80 escolas secundárias de toda a Itália. O objetivo destes projetos é dotar os alunos das competências digitais básicas necessárias para enfrentar os desafios de amanhã, mas também formá-los como cidadãos digitais.

Tecnologias digitais e educação como alavanca para mais sustentabilidade

A digitalização pode ser uma alavanca crucial para atingir metas ambiciosas de desenvolvimento sustentável. Mas não são apenas as soluções digitais que são necessárias para resolver o problema. Para promover a conscientização sobre sustentabilidade, a mentalidade das pessoas precisa ser mudada. A educação digital oferece, assim, a oportunidade e as possibilidades de conscientizar imediatamente as crianças sobre a importância da sustentabilidade. Os jovens são assim encorajados a serem criativos com ferramentas digitais, a descobrir novas possibilidades e, ao mesmo tempo, a aprender e experimentar como a tecnologia e a digitalização podem ser usadas para criar um futuro mais sustentável.

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."