Um projeto europeu para jovens carentes começa no Trentino / Notícias / Notícias / Autoridade Provincial de Serviços de Saúde

A assessora de políticas sociais de saúde, deficiência e família Stefania Segnana compartilhou e apoiou a implementação deste projeto: “O fenômeno social do qual falamos hoje nos preocupa e é por isso que apoiamos a necessidade de sensibilizar os agentes sociais e de saúde e os comunidade individual para interceptar os jovens e compartilhar ferramentas e projetos destinados a fornecer respostas concretas para eles e suas famílias. Com efeito, importa apoiar não só quem se encontra nesta situação de impasse e precariedade, mas também e sobretudo toda a rede familiar chamada a apoiar e acompanhar a jovem na constatação de que sair do desconforto e reencontrar a sua própria a vida é possível e necessária. Da nossa parte, nós administradores, a máxima partilha e atenção ao fenómeno que infelizmente surgiu em todo o seu drama com a pandemia”.

Na abertura do seminário, Elena Bravi, Diretora do Departamento de Integração Social e Sanitária, sublinhou: “No que diz respeito ao fenómeno dos NEETs, que têm sido justamente definidos como uma ‘geração perdida’ (“geração perdida”). O projeto COPE insere-se neste contexto, um desafio de forte integração sócio-sanitária, que se revela uma necessidade essencial para responder ao risco de grave exclusão económica, social e relacional das nossas crianças”.

O COPE é um projeto de investigação e inovação financiado no âmbito do Programa da União Europeia para o Emprego e a Inovação Social (EaSI). O projeto visa implementar intervenções integradas de apoio assentes numa abordagem relacional próxima para a inclusão social e bem-estar de jovens dos 15 aos 29 anos que não frequentam a escola, que não trabalham e que não estão inseridos em programas de formação profissional (Neet , sigla de Não está na educação, emprego ou treinamento). A construção de infraestrutura local (Pólo) está prevista em colaboração entre agências e recursos locais (organismo público, terceiro setor e outros) para sensibilizar e promover a inclusão social e o emprego.

O projeto-piloto é realizado no Trentino e em Portugal. Desde maio passado, um grupo de operadoras de redes locais (agente de ligação) treinados sobre a metodologia e ferramentas adotadas pelo projeto. Ao ativar o link do trabalhadorfiguras de ligação entre a pessoa e as redes de apoio social disponíveis na comunidade, será construída uma relação de confiança com cada jovem Neet garantindo escuta, empatia, enquadramento e suporte motivacional. O grupo Trentino envolve maioritariamente operadores de cooperativas sociais aderentes da Consolida, centros de emprego e serviços da Apss, mas prevê-se também o envolvimento de associações de voluntariado, freguesias, clubes desportivos e empresas.

Nesta fase, o projeto pretende fortalecer a rede em todas as áreas territoriais, estabelecendo novas alianças com entidades – sociais, privadas, públicas ou outras – interessadas em apoiar projetos juvenis individualizados e facilitar o acesso dos NEETs aos projetos propostos pelo julgamento. Aqueles que pretendem participar do projeto ou relatar situações em que é possível ativar uma intervenção podem escrever para: [email protected]. Informações em: https://copeproject.eu/;

.

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."