Colete água de nevoeiro para recuperar áreas desertas

O projeto Spanish Life Nieblas utiliza a água liberada pelo nevoeiro para irrigar espaços verdes afetados por secas ou incêndios.

• A Life Nieblas usa coletores de nevoeiro em Gran Canaria, nas Ilhas Canárias espanholas e em Portugal para melhorar a paisagem árida e incentivar o reflorestamento.
  • O projeto é financiado pela União Europeia e, após as primeiras experiências na Península Ibérica, poderá ser exportado para outras regiões do Mediterrâneo.
  • A startup espanhola também lançou um programa de plantio inovador que também é usado na Itália.

Pegar pequenas gotas de água do nevoeiro e usá-los para recuperar áreas afetadas por secas, incêndios e desertificação: este é o objetivo da Vida Nieblas (niebla em espanhol significa névoa). O projeto começa nas montanhas das Ilhas Canárias em Espanha, onde os ventos alísios favorecem a formação de nuvens que geram o precioso nevoeiro e as chuvas horizontais características das ilhas atlânticas. coletores de neblina – finas redes de plástico erguidas em um curso muito ventoso – já existem há algum tempo, mas nunca foram utilizados de forma tão eficaz como nas instalações da Life Nieblas. Depois de bons resultados em casa e em Portugal, o Cientistas espanhóis querem exportar seu programa em outras áreas europeias. E este não é seu único projeto revolucionário.

Coletores de neblina nas Ilhas Canárias ©LifeNieblas

Como funcionam os coletores de névoa

Quando o vento sopra a névoa através da rede, as gotas de água se acumulam e caem nos recipientes abaixo. “A colheita de nevoeiro é particularmente aplicável à restauração florestal de Laurissilvao louro das Ilhas Canárias, que existem tirando água do nevoeiro” ele disse Vicenç Carabassa, um dos idealizadores do projeto. Em Gran Canaria, o objetivo é capturar 215.000 litros de água de neblina por ano e orvalho. A floresta de Doramas, área de alto risco de desertificação devido aos incêndios, também será beneficiada.

Além das ilhas espanholas, o projeto financiado pela União Europeia e gerido pela empresa pública Gesplan também foi lançado em Portugal e na Catalunha. Noutras regiões do Mediterrâneo, onde a desertificação e Incêndios são um problema crescenteseria igualmente útil. “Estamos sempre tentando descobrir quais são as condições ideais para os coletores de névoa funcionarem. Depois que eu testes de laboratório em nosso túnel de ventoos testes de campo tentam coletar dados aprofundados em condições atmosféricas reais”, diz Carabassa.

casulo para sementes

O objetivo final é que as novas extensões de floresta de Laurissilva criadas graças à água das brumas sobreviver por conta própria sem irrigação por um ano e meio e captar a humidade transmitida pelo nevoeiro graças aos contentores presentes no local. Além do novo uso da névoa, a Life Nieblas desenvolveu um projeto de proteção de sementes de árvores: o sistema de rega autónomo Cocoon.

Casulo recipientes biodegradáveis
Recipientes de casulo biodegradáveis ​​©LifeNieblas

Os casulos são depósitos biodegradáveis ​​que garantem irrigação permanente por capilaridade graças a um recipiente de água que reduz a temperatura ao redor da raiz da planta e que pode ser a diferença entre a sobrevivência ou a morte do espécime. A solução foi implementada na Catalunha, Ilhas Canárias, Valência, Almeria, Portugal, Itália e Grécia. O Cocoon tem capacidade para 25 litros de água e fornece água e abrigo para mudas, pelo menos durante o primeiro ano, que costuma ser o mais crítico; está enterrado no solo e é enchido primeiro à mão com água, depois com a chuva e, nas Canárias e em Portugal, com água dos coletores de nevoeiro.

Restauramos habitats de interesse comunitário que albergam espécies vegetais e animais únicas no mundo e que, além disso, têm um impacto direto na vida dos habitantes da ilha. Nós também oferecemos métodos inovadores de reflorestamento, trabalhamos na conscientização sobre a importância da cobertura florestal e dos recursos hídricos e promovemos a transferência de conhecimento entre universidades e empresas”, acrescenta Carabassa. Para superar os danos causados ​​por mudanças climáticas e incêndios, métodos sustentáveis ​​como os da Life Nieblas aproveitando novos usos do clima e da natureza ao nosso redor.

Licença Creative Commons
Este trabalho é distribuído sob licença Atribuição Creative Commons – Não Comercial – Sem Derivativos 4.0 Internacional.

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."