Nazaré, Portugal: onde admirar as ondas mais altas do mundo – Ideias de viagem

Nazaré, Meca dos surfistas extremos onde as ondas do mar tocam o céu.

Nazaré, Portugal: como admirar as ondas mais altas do mundo

O que éa onda mais alta que você já viu na vida? Para Nazarécidadão de Portugal com vista para o Costa atlânticaas ondas do mar podem chegar até mim 30 metros, a altura de um prédio de 10 andares. O dito “ondas grandes” atraem surfistas intrépidos de todo o mundo, prontos para desafiar o oceano. Assim, a antiga vila de pescadores tornou-se um paraíso do surf extremo.

Situada numa grande baía entre dois altos promontórios, a Nazaré possui um enorme areal onde batem as gigantescas ondas do Oceano Atlântico.

Como as grandes ondas se formam?

O espectáculo decorre neste preciso local de Portugal porque Praia do Norte na Nazaré é o ponto final do Canhão da Nazaré, o maior cânion submerso da Europa, com cerca de 230 quilômetros de extensão e três mil metros de profundidade. Aqui, a profundidade do oceano diminui repentinamente, fazendo com que o movimento das ondas se comprima e se projete para cima.

O outro aspecto que ajuda a gerar essas ondas gigantes é a corrente de água que é transportada ao longo da costa no sentido norte-sul. Essa corrente de água vai na direção das ondas que já chegaram, ajudando assim a aumentar ainda mais a altura das ondas que atingem a costa.

Recorde de ondas na Nazaré

Esse fenômeno foi relatado pelo surfista havaiano Garrett McNamara que em 2011 surfou a maior onda já vista no mundo em fundo de areia, com cerca de 30 metros de altura, na cidade de Praia do Norte, conquistando o Billabong XXL Global BigWave Awards e quebrando um recorde do Guinness Books.

Mas, mais recentemente, o feito de McNamara foi superado por um surfista português dos Açores, Hugo Vau, que em 2018 montou “a Big Mama”, um gigante aquático com cerca de 35 metros de altura. Supõe-se que seja a onda mais alta a quebrar no mundo. Todos os anos, surfistas de todo o mundo reúnem-se na Nazaré para estabelecer novos recordes.

Quando grandes ondas estão se formando

Mas grandes ondas não acontecem todos os dias. Na verdade, eles só podem ser criados sob certas condições. A melhor altura para os ver na Nazaré é entre Outubro E Marchar.

Durante este período o Desafio de Surf em Ondas Grandesuma competição WSL – Big Wave Tour que reúne os melhores surfistas de todo o mundo.

Dura apenas um dia e não tem data fixa, depende da previsão do estado do mar.Os surfistas inscritos para esta competição, portanto sem saber quando as ondas vão se apresentar, estão perpetuamente à espera da convocação dos organizadores. A partir do momento em que são convocados, eles têm apenas 72 horas para comparecer à prova, onde quer que estejam.

Surf na Nazaré

Você deve saber que os surfistas geralmente surfam em ondas de poucos metros fluindo dentro dos tubos de água. Já os surfistas radicais que pegam ondas grandes, literalmente fogem das ondas. Normalmente eles são arrastados com jet skis até a crista da onda, depois se desengatam e a partir daí seu único objetivo é escapar da enorme montanha de água atrás deles. A prancha de ondas grandes é, portanto, muito mais estreita do que as pranchas normais e permite que você vá mais rápido. As ondas gigantes da Nazaré são espetaculares, mas perigosas, até mortais. Os surfistas que desafiam as grandes ondas são loucos ou heróis, mas certamente corajosos.

onde ver o show

Quem quiser apenas admirar o espetáculo pode se sentar no de praia ou chegar ao Fortaleza do século XVI de São Miguel Arcanjo, no promontório sobranceiro à Nazaré. É por lá que os visitantes costumam ir para admirar o espetáculo da natureza, que se manifesta em toda a sua energia e violência. Além disso, é no topo da fortaleza que se encontra também a Muralha da Fama do Surfista, local que preserva as pranchas dos surfistas que domaram as ondas e onde vai descobrir como se formam as grandes ondas ao largo da Nazaré.

O que ver na Nazaré

este cidade em portugallocalizado a 125 quilômetros ao norte de Lisboa e 250 ao sul de Portanão tem nada a ver com lugares badalados como o Havaí ou a costa californiana, onde encontramos o jet set dos surfistas.

É uma antiga aldeia onde, até há poucos anos, os pescadores ainda vestiam os seus trajes tradicionais. Durante os meses de verão, aos sábados, ao final do dia à beira-mar, realiza-se o espectáculo “Arte Xávega”, altura em que as redes carregadas de peixe são retiradas da água e soam as chamadas de venda.

Então explore a vila andando tranquilamente pelos becos paralela à praia e pare num dos restaurantes para saborear marisco fresco, peixe grelhado ou uma saborosa caldeirada (sopa de peixe). À medida que o sol se põe, aprecie a vista para o mar enquanto as luzes da noite se acendem.

Na Nazaré um dos locais a não perder é o impressionante promontório, 318 metros de rocha com vista para o marque oferece uma das mais belas vistas da costa portuguesa.

No cimo do promontório, acessível a pé ou por elevador, encontra-se o Bairro Sítio e Ermida da Memória: uma pequena capela que comemora o milagre que Nossa Senhora teria realizado ao impedir que o cavalo de um fidalgo, D. Fuas Roupinho, se lançasse ao precipício.

No Miradouro do Subercosegundo os locais, é possível ver a marca deixada na rocha pela ferradura naquela manhã de nevoeiro de 1182. No Sítio pode ainda visitar o santuário de Nossa Senhora da Nazaré e, não muito longe dali, o Museu Dr. Joaquim Manso para conheça mais sobre as tradições populares da Nazaré.

Se tiver tempo para caminhar, a partir do Sítio, atravessando o Parque da Pedralva, chega-se à Pederneira, um miradouro natural com uma vista esplêndida sobre a costa da Nazaré.

mapa e mapa

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."