Hot killer, 1700 mortos em Espanha e Portugal em 2022

Calor escaldante em toda a Europa. “Este ano já assistimos a mais de 1.700 mortes só em Espanha e em Portugal”, refere a OMS Europa, sublinhando que “as alterações climáticas não são um fenómeno novo”. E as consequências das alterações climáticas “agravam-se de ano para ano com resultados desastrosos”, observa o diretor regional da agência, Hans Kluge. “O calor extremo mata”, adverte, lembrando que “centenas de milhares de pessoas morreram nas últimas décadas”.

Mas agora “os incêndios florestais, bem conhecidos pelos seus efeitos desastrosos no sul da Europa, são observados até na Escandinávia – sublinha Kluge – Em Londres, esta semana, 41 casas foram destruídas pelos incêndios”. Além dos incêndios, “a exposição ao calor extremo muitas vezes agrava problemas de saúde pré-existentes. A insolação e outras formas graves de hipertermia causam sofrimento e morte prematura”, com “crianças e idosos particularmente em risco”.

A OMS Europa – explica a agência em nota – está empenhada em apoiar as autoridades nacionais e locais nas atividades de preparação para eventos relacionados ao calor opressivo. “Planos de ação abrangentes” que, “quando implementados, demonstraram salvar vidas e desenvolver a resiliência de comunidades e pessoas” diante das ondas de calor.

5 dicas práticas para lidar com temperaturas extremas

O Escritório Regional da OMS para a Europa lista cinco dicas práticas para cidadãos, profissionais de saúde e pessoas que cuidam de pacientes em hospitais, casas de repouso ou outros locais de atendimento.

1) Fique o mais longe possível do calor, mesmo à noite, evitando atividades físicas extenuantes e evitando deixar crianças e animais de estimação dentro de veículos estacionados.

2) Manter o corpo fresco e hidratado, utilizando roupas e roupas de cama leves e soltas, tomando banhos ou duchas frias e bebendo regularmente, evitando álcool, cafeína e bebidas açucaradas; se possível, tente passar 2-3 horas do dia em um local fresco.

3) Mantenha a casa o mais fresca possível, aproveitando o ar noturno e usando cortinas ou persianas durante o dia.

4) Consulte um médico se tiver uma doença crônica ou estiver tomando vários medicamentos. Se sentir tonturas, fraqueza ou ansiedade, sede intensa e dores de cabeça intensas, vá para um local mais fresco.

5) Ajudar o próximo monitorando a saúde de familiares, amigos e idosos que moram sozinhos.

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."