Papa Ratzinger, 10 coisas para saber e curiosidades sobre Bento XVI

Joseph Aloisius Ratzinger nasceu em 16 de abril de 1927 em Marktl am Inn, Baviera. Filho de um policial e de uma cozinheira, era o terceiro e mais novo de três irmãos. Em sua vida, além da teologia, cultivou a paixão pela música e pelos gatos

Morreu hoje, 31 de dezembro, o Papa Emérito Bento XVIaos 95 anos (ATUALIZAÇÕES AO VIVO). Foi o 265º Papa da Igreja Católica, de 19 de abril de 2005 a 28 de fevereiro de 2013. Nasceu Joseph Aloisius Ratzinger em 16 de abril de 1927 em Marktl am Inn, na região alemã da Baviera, a poucos quilômetros da fronteira com a Áustria. . Muito se sabe sobre seus oito anos à frente do Vaticano e o caminho que o levou a ser eleito papa, menos se sabe sobre sua vida anterior e suas paixões particulares, as dificuldades de sua família durante os anos do nazismo para sua inclinação para música clássica (A HISTÓRIA FOTOGRÁFICATODOS OS VÍDEOSO ESPECIAL).

A família: um policial, um cozinheiro, um diretor de coral e um político

Bento XVI, quando Ratzinger anunciou sua renúncia em 2013. VÍDEO

Ratzinger era filho de um comandante e cozinheiro da gendarmaria, Joseph Ratzinger Sênior e Maria Rieger. Ele era o terceiro de três irmãos. A primeira a nascer foi Maria Ratzinger. O segundo foi Georg, que – como Joseph – embarcou na carreira eclesiástica (era padre), mas também seguiu sua paixão pela música e trabalhou como diretor de coral. Seu tio-avô, também chamado Georg, dedicou-se à carreira política. Ele foi eleito pela primeira vez para o Reichstag em 1877, tendo sido anteriormente membro do Landstag da Baviera.

Nazismo e primo de Ratzinger com síndrome de Down

Joseph Ratzinger, a história do papa emérito que renunciou. FOTO

Desde muito jovem, Ratzinger imediatamente se familiarizou com as atrocidades do nazismo, não tanto no campo da guerra quanto na vida cotidiana. Como nos conta John Allen, biógrafo do papa emérito, na família Ratzinger havia um menino com síndrome de Down. Ele era primo de Joseph. Em 1941, ele foi retirado de sua casa pelas forças nazistas para participar de uma “terapia” reservada a pessoas nascidas com um cromossomo a mais. Apenas alguns meses após sua partida, a notícia de sua morte chegou a Ratzinger.

O funeral de João Paulo II

Como decano do Sagrado Colégio, Ratzinger presidiu o funeral de Jean-Paul em 8 de abril de 2005, quando ainda não se sabia quem seria seu sucessor. A eleição ocorreu no segundo dia do Conclave de 2005, 19 de abril.

Música clássica

Papa Ratzinger está morto, reações de todo o mundo

Como seu irmão Georg, Joseph também cultivou a paixão pela música ao longo de sua vida, especialmente a música clássica. Seu compositor favorito era Mozart. Em 2009, gravou um álbum de música clássica contemporânea, mãe adotivaonde canta e recita orações à Virgem Maria ao som da Royal Philharmonic Orchestra, com as vozes da Roman Philharmonic Academy.

o amor dos gatos

Além da música, outra paixão de Ratzinger eram os gatos, segundo muitos de seus biógrafos. Em 2007, o livro foi publicado José e Chico: um gato conta a história do Papa Bento XVIem que a vida do papa emérito é contada pelos olhos de seu gato, Chico.

Um papa poliglota e viajante

Uma das características mais valorizadas de Ratzinger durante seu pontificado foi sua capacidade de falar vários idiomas: alemão, inglês, italiano, francês, espanhol, latim e português. Quando surpreendeu a todos e anunciou sua renúncia ao ministério de bispo de Roma em 11 de fevereiro de 2013, escolheu o latim para fazê-lo. O pontificado de Bento XVI foi também marcado por numerosas viagens, com as quais visitou todos os continentes: Alemanha, Polónia, Espanha, Turquia, França, Áustria, República Checa, Chipre, Malta, Portugal, Croácia, San Marino, Reino Unido, Brasil, México, Cuba, Estados Unidos, Austrália, Camarões, Angola, Benin, Líbano, Israel e Jordânia.

O oitavo papa a renunciar ao cargo

Ratzinger, sacerdote desde 1951, foi o 265º papa da Igreja Católica. Além dele, apenas outros sete papas renunciaram ao cargo: Clemente I, Ponciano, Silvério, Bento IX, Gregório VI, Celestino V e Gregório XII.

Teses em teologia e anos de ensino

Para se tornar padre, Ratzinger escolheu discutir uma tese de teologia dedicada a Santo Agostinho. Em vez disso, ele trabalhou em uma tese sobre San Bonaventura para se qualificar para o ensino universitário. Foi um texto polêmico: seu codiretor, Michael Schmaus, acusou-o de um “modernismo perigoso” por se aproximar demais da subjetivação do conceito de revelação. Assim, ele teve que modificar a tese. Sua carreira acadêmica começou em 1957 na Universidade de Munique. Depois partiu para Freising, Bonn, Münster, Tübingen e Regensburg.

Bento XVI e as redes sociais

Em 2012, o Papa Ratzinger decidiu desembarcar no Twitter, com a conta @Pontifex, posteriormente também assumida por seu sucessor, o Papa Bergoglio. Ele foi o primeiro papa a usar as redes sociais.

O brasão papal

Durante séculos, os papas escolheram seu próprio brasão. O de Ratzinger era composto pelos mesmos símbolos que ele usara primeiro como bispo e depois como cardeal. O campo central era ocupado por uma concha, símbolo dos peregrinos. À direita, um urso carregando um fardo, símbolo da Arquidiocese de Freising que recorda a lenda de São Corbiniano, bispo cujo cavalo foi morto por um urso. À esquerda, a cabeça de um mouro, também símbolo da Arquidiocese de Freisinga. Como em todos os brasões, havia então o escudo, com duas chaves cruzadas atrás dele (para simbolizar São Pedro). Abaixo está a imagem do pálio, sinal de colegialidade e unidade entre o Papa e a Igreja. Esta é a primeira vez que um pálio aparece no brasão.

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."