Funeral de Ratzinger, após a cerimônia do último adeus a Bento XVI: o que acontece agora

A transmissão ao vivo do funeral de Joseph Ratzinger na Praça de São Pedro: dos protocolos de segurança aos políticos presentes

Postado em: – Última atualização:

O longo adeus. Quinta-feira, 5 de janeiro é o dia do funeral Joseph Ratzinger, o papa emérito que entrou para a história como Bento XVI, renunciou em 28 de fevereiro de 2013 e faleceu em 31 de dezembro de 2022para 95 ano. Depois de três dias na funerária, com mais de 159 mil pessoas para homenageá-lo, o Vaticano está pronto para uma despedida final. O funeral (na presença de 50 mil fiel, segundo estimativas da Gendarmaria) começou pouco depois 9:30precedido da cerimónia com que, no 8:45o caixão foi transportado de Basílica para cemitério no Praça de São Pedro. Seguir-se-á a recitação do Terço e, consequentemente, a Massa presidido por Papa Francisco. Assim o rito de última recomendação e Valedictio, e fechando pouco antes das 11h.

O ato final é transporte do caixãopela Basílica, até as Grutas do Vaticano para o enterro.

A história do dia

Henley Maxwells

"Solucionador de problemas. Criador certificado. Guru da música. Beeraholic apaixonado."