recolhe 13 tipos de resíduos

O primeiro contêiner capaz de coletar 13 tipos diferentes de resíduos foi instalado na Piazza Fabrizio De Andre’, em Magliana. O basculante é ignífugo, ultrarresistente, com grande capacidade volumétrica e 100% durável.

Pronto para usar

O novo caminhão basculante já está em uso em Dubai e na Eslovênia, em Portugal e em muitas cidades espanholas como Madri, Barcelona, ​​Valência e Málaga. E de fato seu nome, Punto Limpio, deriva da palavra espanhola “limpio” que significa limpo. O contêiner de design tem 4 metros de comprimento e capacidade para mais de 750 litros. O protótipo inaugurado na presença do prefeito Roberto Gualtieri da vereadora capitolina para resíduos Sabrina Alfonsi e do presidente da prefeitura XI Gianluca Lanzi, foi adquirido pela AMA por empréstimo gratuito e será testado até o verão para avaliar seu custo – relatório de lucro.

Resíduos a serem entregues

Pela primeira vez, será possível colocar os chamados REEE em uma lixeira de beira de estrada. No seu interior pode, sim, ter telemóveis, ferros de engomar, candeeiros e rádios. Mas também cartuchos de impressora, CDs, VHS, cápsulas de café e óleo doméstico em recipientes à prova d’água. Ele também coleta baterias usadas, latas de spray e até raios-x. O tipo de lixo que pode ser descartado é indicado em cada ponto de coleta. O Pinto LimPio é feito de aço inoxidável impermeável, possui microestrutura antiaderente e portanto adesivos e cartazes antiofensivos e é fabricado de forma que também possa ser acessível a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Um contêiner projetado pelo Instituto Europeu de Design

“Em Roma, estamos lançando uma nova temporada de reutilização. Hoje instalamos uma nova estação na Piazza De André em Magliana, modelada em Barcelona, ​​​​para a coleta, reutilização e reciclagem de objetos de todos os tipos – comentou o prefeito – Este é assim que encurtamos a cadeia de abastecimento e carregamos no acelerador da economia circular. Um modelo virtuoso que queremos alargar a todos os territórios. Por isso, assinámos um protocolo com o European Institute of Design para a criação de um protótipo inovador dedicado a Roma: o talento e a criatividade dos nossos jovens designers irão, assim, dotar a cidade de estações de trabalho bonitas, funcionais e originais, imagem dela. Junto com a Ama – acrescentou o prefeito – continuamos o trabalho de renovação de veículos e infraestruturas e melhoria, dia de dia, o decoro da nossa cidade”.

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."