CONTOS DE PORTUGAL: OS ALUNOS DA ESCOLA CIENTÍFICA VITRÚVIO NO RETORNO DA EXPERIÊNCIA ERASMUS EM BRAGA

AVEZZANO – A Escola Secundária de Ciências “Marco Vitruvio Pollione” em Vouszano tem a curvatura de Cambridge há oito anos, em que os alunos não só trabalham em determinadas disciplinas com a metodologia CLIL e obtêm certificações válidas em inglês, mas também têm a possibilidade de melhorar esta linguagem de viagem. O 3H aliás, uma das turmas pertencentes a esta especialização, associou-se, com Espanha, Portugal e Finlândia, a um projeto Erasmus+ KA2. No ano passado, a primeira mobilidade aconteceu na Espanha, enquanto no sábado, 21 de janeiro, quatorze vitruvianos retornaram à Itália depois de passar uma semana emocionante em Braga, Portugal. Acolhidos por alunos portugueses da sua idade, os rapazes tiveram a oportunidade de mergulhar na esplêndida cultura portuguesa e estimular o seu espírito de curiosidade e independência. Desde o início, foram muito bem recebidos pela escola católica portuguesa Dom Diogo de Suosa, considerada uma das mais prestigiadas escolas do país. O tema do projeto para este segundo semestre de Erasmus foi o uso descontrolado dos recursos hídricos. Foram frequentes as excursões a paisagens deslumbrantes como a cidade do Porto onde os meninos adoravam passear à beira do rio Douro, o maravilhoso santuário do Bom Jesus do Monte, o centro de Braga com os seus esplêndidos bairros coloridos e a interessante visita a a Barragem do Distrito de Braga “Barragem de Venda Nova”. Obviamente, houve muitas atividades de treinamento e educação, através das quais estudantes de diferentes nacionalidades trabalharam em estreita colaboração. Uma delas foi a criação de um vídeo cujo principal objetivo era explicar de forma simples e natural o que as pessoas, e principalmente nós, jovens, podemos fazer para reduzir o consumo excessivo de água. Esta atividade permitiu não só sensibilizar e desenvolver a reflexão crítica sobre como o uso consciente dos recursos hídricos poderia melhorar a situação do mundo, como também contribuiu para o enriquecimento da bagagem cultural, aprendendo a ouvir com “olhos novos” e um olhar aberto para as diferentes ideias dos outros longe de preconceitos e superstições, tornando-os melhores cidadãos do mundo. Todos os nossos vitruvianos ficaram entusiasmados com esta experiência definida por eles como única, especial e para ser vivida pelo menos uma vez na vida. Aguardamos agora a chegada dos alunos anfitriões de outros países aqui na Itália, e a última mobilidade que acontecerá na Finlândia, para concluir este magnífico projeto europeu.

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."