Requalificação de cidades históricas: o projeto Pocityf transforma cidades de arte em cidades inteligentes

Foto de Pedro H Desde Pixabay

Depois de Évora e Alkmaar, o projeto de requalificação das cidades históricas chegará a Ujpest, Ioannina, Celje, Granada, Hvidovre e Bari

(Rinnovabili.it) – A população urbana está crescendo exponencialmente. Prevê-se que até 2050, 80% de todas as pessoas do planeta viverão em cidades com consequências inevitáveis ​​no consumo de energia e emissões poluentes. Aprender a gerir da melhor forma os recursos à nossa disposição é, por isso, um imperativo comum, mas em contextos como o europeu regeneração urbana não pode ignorar a requalificação cidades históricas, lugares muitas vezes difíceis de “modernizar”.

O projeto europeu POCIDADEF tentar abrir caminho à regeneração urbana de cidades de interesse histórico, transformando-as em cidades inteligentes.

Crie cidades inteligentes “históricas”

de doisCidades emblemáticas», Alkmaar (Holanda) e Évora (Portugal), o Pocityf vai demonstrar o potencial das tecnologias inovadoras e da digitalização aplicadas às cidades. Uma vez concluída esta primeira fase, ela será replicada em outros 6″cidades parceiras”, Bari, Ujpest (Budapeste, Hungria), Ioannina (Grécia), Celje (Eslovênia), Granada (Espanha), Hvidovre (Dinamarca). As intervenções partem da premissa de proporcionar um impacto de longo prazo na qualidade de vida dos cidadãos, atuando na flexibilidade das áreas urbanas para combinar a mobilidade elétrica e as tecnologias TIC com o planejamento urbano participativo, ou seja, realizado envolvendo pessoalmente os residentes.

Intervenções em cidades emblemáticas

Évora e Alkmaar vão permitir ao projecto Pocityf concretizar no terreno algumas intervenções consideradas essenciais para a requalificação de cidades históricas.

• Vamos começar criando “Bairros de energia positiva(PED) ou soluções integradas em escala de prédio e bairro que permitem a geração no local de energia renovável e autoconsumo, juntamente com medidas de economia de energia.
  • Eles serão ativados ao mesmo tempo Soluções P2P para a gestão e armazenamento da energia produzida, aumentando a flexibilidade da rede.
  • A integração de mobilidade elétrica na rede existente irá acelerar a descarbonização dos veículos particulares e dos transportes públicos.
  • Também a aplicação de soluções TIC de última geração às plataformas existentes proporcionará um ecossistema inovador facilmente acessível a todos os cidadãos para o seu envolvimento ativo tanto nos processos de tomada de decisão como na resolução de problemas.

O objetivo é tornar o projeto replicável em qualquer contexto europeu para a requalificação de cidades históricas. Para isso, o projeto Pocityf fornecerá indicações práticas para superar os problemas comuns a muitas realidades:

• recomendações práticas sobre como lidar com barreiras regulatóriasaspectos jurídicos e de proteção de dados;
  • projetos de viabilidade economica que consideram todo o ciclo de vida dos projetos e PEDs com os riscos técnicos e financeiros associados para os investidores;
  • fortalecer a rede de cooperação entre cidades inteligentes gerando uma rede de conexão entre cidades mesmo com diferentes dimensões, geografias ou situações econômicas.

Uma rede de cidades inteligentes da Unesco

De acordo com a abordagem da paisagem urbana histórica adotada pela UNESCO, o patrimônio urbano é um recurso fundamental para melhorar a habitabilidade das áreas urbanas, pois representa uma fonte de coesão social capaz de combinar criatividade, inovação e regeneração urbana. O Pocityf procura adaptar à paisagem urbana histórica as melhores intervenções de sustentabilidade e planeamento que valorizem o edificado existente, a diversidade cultural e os fatores socioeconómicos, bem como o património imaterial.

Harlan Ware

"Aficionado por zumbis que gosta de hipster. Explorador típico. Defensor da cultura pop. Nerd de mídia social."