Taças dos Campeões Europeus, cinco italianos nas meias-finais: nunca tinha acontecido antes

Abandonado, desatualizado, cansado, sem fôlego. Há algum tempo, os adjetivos no futebol italiano lutam para emergir do espectro da negatividade contagiante.
No entanto, três dias de Copas gloriosas forçarão os “críticos do prazer” a dar um passo atrás ostensivamente.
Certamente tivemos momentos melhores, quando sentávamos no topo do mundo com a nossa seleção, mas nunca tínhamos cinco seleções nas meias-finais das Taças dos Campeões Europeus.
O novo recorde vem retocar o da temporada 98-99, quando 4 seleções italianas alcançaram as “sementes” das três copas da época, então chamadas de Copa dos Campeões, Copa das Copas e Copa da UEFA.
Uma glória nunca vista, portanto, para a qual contribuíram Juventus, Roma e Fiorentina, depois dos dois milaneses na prova mais importante.

O GRANDE MEDO DAS VIOLAS

A única formação que já parecia estar no porto após a primeira rodada, na verdade, corria o risco de sofrer uma sensacional virada de Lech Poznan.
Aliás, a italiana Fiorentina pagou caro por uma abordagem suave, que repetiu a da rodada anterior com o Braga. Desta vez, porém, o risco de saída da Conference League teve contornos ainda mais esboçados, já que os polacos conseguiram mesmo anular por completo o pesado menos três da casa.
Para espanto de todos, e em uma atmosfera quase surreal, os Carneads de Van de Brome haviam de fato alcançado 3/0, que sob os novos regulamentos não era menos lucrativo do que o alto 4/1 na Polônia.
Apenas o propósito de Sutilsemelhante em dinâmica e execução àquela com que os convidados haviam destravado a partida, dissolveu o pesadelo que envolvia o francos. E antes de chegar ao vestiário castrovilli ele respondeu, alterando o tamanho do slide inicial. É um 2/3 que dá aos toscanos a chave da meia-final frente ao Basileia, equipa sólida e com individualidades discretas. Do outro lado da mesa de conferências estará o West Ham-Az, com os holandeses a bem da reviravolta ao 0/2 da primeira mão na cobrança de uma grande penalidade e a avalanche inglesa sobre o infeliz Gentois.

JUVENTUS E ROMA, UMA POLTRONA PARA DOIS

Dois grevistas na Liga Europa, e realmente um resultado inédito, numa competição que, pelo menos com o novo nome, nunca sorriu para os times italianos.
Um defendia uma pequena vantagem, o outro teve que se recuperar de pelo menos um pouco injusto da primeira mão.
Ambos atingiram o alvo com coragem e tenacidade, superando de forma brilhante os momentos de dificuldade que os adversários de bom nível não deixaram de criar.
A Juventus em Portugal começou da melhor maneira possível, marcando o primeiro gol com rabiot. Para frustrar os sortudos comece uma desventura de Alexandre Sandropassou como um skittle por EdwardsDanilo, autor de um comediante autoproclamado e o mesmo rabiotdescuido Ugarte saindo da grande área.
Uma confusão coletiva que rebobinou a fita e recolocou a disputa nos trilhos da incerteza.
Sem encantamento, com Igreja de Frederico por uma vez apático e nervoso e De Maria que piscava e apagava, a Juve pensou mais em defender do que em buscar um gol de segurança.

E assim foi a verdadeira dor até ao minuto 95, com os portugueses pelo menos duas vezes a perdoarem os negros e brancos ao falharem sensacionalmente no remate de boa posição.
A façanha da Roma foi mais bonita e mais marcante, mas até ao minuto 89 encontrava-se na condição de quase ser eliminada.
Com efeito, aconteceu que a 10 do fim, com o espectro do prolongamento a pairar porque a baliza de Spinazzola não tinha companheiros, o Feyenoord encontrou um súbito e inesperado empate.
A investida final dos Giallorossi, em busca do gol que valeria a prorrogação, teve final feliz graças ao ‘de sempre’ Dybalaarriscado na final por Mourinho apesar de uma condição decididamente precária. A classe do número 21 foi mais uma vez superior às suas desgraças e ainda nos descontos o contributo do argentino campeão do mundo foi fundamental para arrasar os holandeses, com golos de El Charawi E peregrinos.

Assim, serão 5 times italianos atacando as três finais. Na Liga dos Campeões certamente estaremos presentes com um dos dois jogadores do Milan, na Liga Europa Juventus e Roma desafiarão Sevilla e Bayer Leverkusen respectivamente, enquanto a Fiorentina desafiará o Basel na tentativa de defender o título conquistado pela Roma no ano passado .
Cinco estrelas no céu azul.

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."