Falso: a Itália não é o país que mais cresce na UE

O crescimento dos países da UE

Em 28 de abril, o Istat publicou uma estimativa preliminar do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) italiano nos primeiros três meses de 2023. Entre janeiro e março deste ano, o PIB do nosso país ele cresceu 0,5% em relação ao último trimestre de 2022 e 1,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com os dados mais recentes do Eurostat, Espanha e Letónia eles gravaram +0,5% do PIB no primeiro trimestre de 2023 face ao anterior, enquanto Portugal, primeiro no ranking, se saiu ainda melhor, com um crescimento estimado em 1,6%, mais de três vezes o de Itália. O +1,8% registrado pela Itália em relação aos primeiros três meses de 2022 não é o aumento mais forte: segundo estimativas provisórias, Espanha (3,8%), Irlanda (2,6%) e Portugal (2,5%) eles têm crescimentos superior. A Alemanha e a França, por outro lado, estão crescendo menos que o nosso país.

No entanto, os dados do Eurostat disponíveis para os primeiros três meses deste ano dizem respeito apenas a 12 dos 27 países da União Europeia. Se voltarmos no tempo, estimativas mais abrangentes indicam que a Itália está crescendo mais rápido do que todos os estados membros, como afirma Tajani? Aqui também a resposta é não.

Nos últimos três meses de 2022, o PIB italiano ele até desceu 0,1% em relação aos três meses anteriores, enquanto o PIB de 15 países da UE aumentou. No último trimestre do ano passado, o PIB italiano ele cresceu de novo 1,4% face ao período homólogo de 2021, mas 13 países da UE registaram uma percentagem superior.

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."