O editorial de Roberto Napoletano o ALTRAVOCE dell’ITALIA A COMÉDIA DA POLÍTICA ITALIANA

Um debate sério apontaria, como faz a Comissão Européia, que o país que está seriamente atrasado no Pnrr é a Alemanha, não a Itália, e que Bruxelas está nos apontando o dedo contra a “ineficiência administrativa subnacional” que as regiões são chamadas . Essa é justamente a chave que o ministro Fitto vem batendo desde o primeiro dia. Que hoje trabalha para que não chegue mais à Europa a habitual caixa de vigaristas de projectos de curta duração, mas sim planos com prazos rigorosos, com tempos de execução garantidos e fiscalizados como nunca antes. Mesmo após a enchente, o registro deve ser alterado com estruturas técnicas centralizadas para salvar a locomotiva Emilia-Romagna. Essas são coisas sérias. Além de datas em Rai!

A última comédia da política italiana diz respeito ao Rai e o barulho da mídia que o acompanha é a figura mais clara da taxa de deterioração do nosso debate público. Temos uma economia nacional que continua a acumular recordes de crescimento como a nova potência da Europa à medida que a Alemanha entra em recessão e estamos lidando com um problema com o qual as pessoas absolutamente não se importam e falam apenas de uma sala de estar muito limitada de pessoas que sabem nada do país real e ministram felizmente sermões inéditos de manhã à noite.

Tudo isso, além de ter nomeado um jornalista de pedigree e diretor da Série A, Gian Marco Chiocci, à frente do Tg1 no lugar de uma Monica Maggioni que serviu todos os mestres políticos de sua temporada de realização com a mesma flauta. Ou por nomear Antonio Preziosi como diretor da Tg2, que tem um histórico Rai impecável, e confirmar Mario Orfeo como diretor da Tg3, que é uma força absoluta da Rai que já liderou no mais alto nível, cobrindo bem todas as funções.

Sobre a renúncia voluntária de Lucia Annunziata, honestamente, é difícil considerá-la novidade se você sair do esquema desta sala de estar onde sempre avalia o quanto mais notado você é. Independentemente dos resultados e do julgamento sobre a qualidade de seu show que ninguém questionou e que são um argumento independente de sua decisão pessoal.

Se quiséssemos introduzir um mínimo de seriedade no debate público italiano, teríamos de começar por dizer que o país que está seriamente atrasado com o Plano Nacional de Recuperação e Resiliência (PNRR), segundo a Comissão Europeia, é a Alemanha, não a Itália. Que todos os países pediram para reorganizar seu Pnrr e que apenas cinco/seis, incluindo Malta, Estônia, Eslováquia e Portugal entre outros, apresentaram seu novo plano e que o italiano que parte da beleza de 190 bilhões é certamente mais complexo e, portanto, é sacrossanto que levemos alguns dias extras para fazer coisas complexas rapidamente, primeiro muito bem. A verdade, mas também não quer dizer, é que a chave em que a Comissão Europeia insiste é a da ineficiência administrativa subnacional que é a das Regiões e que é exactamente aquela em que o Ministro vem batendo desde o seu primeiro dia no escritório da Dense.

Nesse ponto, que é estratégico, e que nos vê presos a um custo de 34% no final do Plano há mais de dois anos, tendo feito tão mal, só podemos melhorar. Até porque o trabalho iniciado pelo Fitto é muito sério e fruto de laboriosas negociações e ajustes então no final não vamos mais aparecer na Europa com uma caixa de andadores projetos apresentados além do prazo máximo, mas com planos marcados por prazos rigorosos, garantidos nos prazos de execução e nesta data supervisionados como nunca antes. Então vamos parar com a conversa.

Se quiséssemos falar sério sobre coisas sérias, reconheceríamos que temos que sair da divisão decisória que bloqueou o crescimento do país por mais de vinte anos e que consolidar os resultados da crise que vem ocorrendo há três anos, temos que sair da lógica dos poderes especiais dos presidentes das Regiões-comissários para colocar os órgãos centralizados do setor à frente do processo para que os ministérios e as Regiões com poderes reais de direção, gestão e substituição podem finalmente dialogar de forma operacional. Independentemente de a pessoa chamada para liderá-la ser definida como um comissário.

Isso realmente significa proteger a força motriz italiana que é a Emilia-Romagna. Isso significa falar de coisas sérias e ao menos perceber que no contexto europeu, além dos fogos de artifício da política interna, a relação entre a França e a Itália é sólida, mas o ponto estratégico da nova Europa joga-se no Mediterrâneo e neste eles devem ser canalizadas de forma unificada as melhores forças do nosso país, trazendo connosco as cabeças e os corações dos europeus. Caso contrário, a locomotiva alemã, de que todos precisamos, continuará a perder carro após carro e todos os europeus se sentirão cada vez menos relevantes do que são hoje. Além, é claro, de estar sempre um pouco mais pobre.

A qualidade da informação é um bem absoluto, que exige empenho, dedicação, sacrifício. Il Quotidiano del Sud é o produto deste tipo de trabalho coral que nos absorve todos os dias com o máximo de paixão e habilidade.
Temos um bem valioso que defendemos todos os dias e que pode verificar todos os dias. Este bem precioso chama-se liberdade. Temos uma bandeira que não temos intenção de abaixar. Esta bandeira é a de um Sul que nunca dorme e reclama direitos pisoteados mas sabe e cumpre os seus deveres.
Contamos convosco para preservar esta voz livre que quer ser a bandeira do Sul. Que é a bandeira da Itália unida.
ASSINE O JORNAL DU SUD CLICANDO AQUI.

Beowulf Presleye

"Extremo fanático por mídia social. Desbravador incurável do twitter. Ninja do café. Defensor do bacon do mal."